UM MERCADO DE US$ 369,6 bilhões

Crescimento contínuo das vendas globais de produtos e serviços licenciados

Estar reunida com o setor mundial de licenciamento na Licensing Expo, em Las Vegas, é sempre uma oportunidade enriquecedora. A edição deste ano aconteceu entre 20 e 22 de maio no Mandalay Bay.

Com mais de 5 mil propriedades representadas na área de exposição, novos espaços de matchmaking, pavilhões ampliados e conteúdos de mercado, a Licensing Expo 2025 foi excelente!

Neste ano, o evento recebeu a maior presença varejista da história, com a participação de Walmart, Amazon, Target, Macy’s, Primark, JCPenney, Victoria’s Secret e muito mais. Os varejistas vieram ver, mas também desenvolver programas de licenciamento. Estão explorando ativamente como o licenciamento de marcas pode impulsionar a diferenciação, o engajamento do consumidor e novas fontes de receita.

Outro destaque foi o pavilhão de futebol, que destacou parcerias entre times, federações e marcas de estilo de vida. Entre os nomes em destaque estavam a Federação Inglesa de Futebol, o FC Barcelona, a Kings League e as federações Portuguesa, Holandesa e Francesa.

Propriedades intelectuais globais em anime, música, mídia etc. estavam no pavilhão Internacional, mostrando como estão utilizando o licenciamento para expandirem globalmente e conquistarem novos mercados.

Já no pavilhão de licenciados, a área destacava licenciados de primeira linha em todas as categorias, oferecendo acessórios, itens colecionáveis, produtos de estilo de vida e produtos inovadores.

O License Global Theater ofereceu painéis focados em tendências e insights de especialistas, tudo para ajudar você a preparar sua estratégia de licenciamento para o futuro. A programação deste ano abrangeu tendências de negócios, inovação e educação do setor ao longo de três dias.

O setor de beleza continua sendo uma área de crescimento essencial, com parcerias de alto nível. Os brinquedos continuam sendo um pilar fundamental do negócio, surfando na onda da tendência “Newstalgia”, imensamente popular entre a geração Z, que anseia por marcas nostálgicas com um toque moderno.

OS NÚMEROS DO SETOR

A Licensing International, associação comercial responsável pelo setor global de licenciamento de marcas, anunciou um resumo executivo do seu Estudo Global do Setor de Licenciamento de 2025. O estudo demonstra o crescimento contínuo das vendas globais de produtos e serviços licenciados em categorias como corporativa, esportiva, entretenimento, celebridades, moda e muito mais, atingindo US$ 369,6 bilhões.

“O setor global de licenciamento de marcas continua a demonstrar resiliência e crescimento notáveis. Em 2024, os consumidores demonstraram lealdade inabalável às marcas, personagens e propriedades que amam, apesar da incerteza econômica contínua”, disse Maura Regan, presidente da Licensing International. “Mais uma vez, o setor de licenciamento de marcas superou o mercado varejista global, reforçando o fato de que marcas confiáveis impulsionam mais engajamento do consumidor e informam as decisões de compra.”

Os resultados do Estudo Global de 2025 são derivados de diversas fontes de informações de mercado, bem como de dados de pesquisas de 56 países e das sete principais regiões geográficas. No total, a análise do estudo inclui dados específicos de licenciamento de 935 empresas em todo o mundo.

As principais conclusões do Estudo Global da Indústria de Licenciamento de 2025 incluem:

• O segmento Entretenimento/Personagens cresceu 1,5% e atingiu US$ 149,8 bilhões em receita.

– O crescimento foi mais fraco em 2024 em comparação aos anos anteriores, em parte devido às greves de roteiristas e atores, que paralisaram a produção e adiaram vários títulos para datas posteriores no calendário. No entanto, houve um impulso significativo no final do ano, graças a Wicked, da Universal, Moana 2, da Disney, e Sonic the Hedgehog 3, da Paramount.

– A receita foi dividida entre Filmes e TV (43%) e Anime, Jogos e Mídias Sociais (33%).

– A maior parte da receita nesta categoria veio de propriedades clássicas e de franquias (77%) , enquanto 20% vieram de novas propriedades.

• As categorias de propriedades com melhor desempenho em termos de taxas de crescimento em 2024 incluíram Sem Fins Lucrativos (+16,8%), Música (+11,6%), Celebridades (+8,8%), Moda (+8,1%), Corporativo (+6,1%) e Esportes (+3,6%).

• Várias regiões relataram taxas de crescimento acima da média do mercado em 2024, incluindo Sul da Ásia/PAC (+6,8%) , ME/África (+6%) , Leste Europeu (+5,9%) e América Latina (+4,4%).

Mais resultados do Estudo Global do Setor de Licenciamento de 2025 da Licensing International serão publicados no relatório completo, incluindo análises regionais e por país para os principais mercados. O Estudo Global completo será disponibilizado gratuitamente aos membros da Licensing International (e publicamente para comprar) ainda neste semestre.

VENCEDORES DO PRÊMIO DE EXCELÊNCIA DE 2025

Os vencedores do Licensing International Excellence Awards de 2025 foram revelados em uma cerimônia antes da Licensing Expo em Las Vegas.

Os Prêmios de Excelência foram criados para reconhecer conquistas e inovações excepcionais no setor global de licenciamento de marcas. Os vencedores foram selecionados entre 209 finalistas em 32 categorias.  Mais de 800 inscrições foram recebidas, selecionadas por um júri global especializado, composto por 200 jurados de 20 países.

“O Licensing International Excellence Awards deste ano celebra a inovação e as empresas e mar- cas que não apenas apareceram, mas realmente se destacaram, encontrando maneiras inesquecíveis e originais de se conectar com seus fãs”, disse Maura Regan, presidente da Licensing International. “Estamos homenageando os inovadores que transformam criatividade em diálogo e construíram mundos nos quais seu público mal podia esperar para fazer parte.”

CONFIRA OS VENCEDORES DAS CATEGORIAS QUE TÊM RELAÇÃO DIRETA COM OS MERCADOS DE BRINQUEDO E PAPELARIA:

• Melhor Marca Interativa ou Digital – Tetris – The Tetris Company

• Melhor Marca de Publicações, Papelaria ou Expressão Social – Dr. Seuss – Dr. Seuss Enterprises

• Melhor Marca de Animação – Peanuts – Peanuts Worldwide

• Melhor Marca de Live Action – Wicked – Universal Products & Experiences

• Melhor Marca de Brinquedos – Squishmallows – Jazwares

• Melhor Produto de Publicação, Expressão Social ou Volta às Aulas – Chronicle Books – LEGO

• Melhor Produto de Brinquedos, Jogos, Novidades ou Role Play (0 a 8 anos) – Moose Toys – Meu Malvado Favorito 4 (Despicable Me 4)

• Melhor Produto de Brinquedos, Jogos, Novidades ou Role Play (8+ anos) – LEGO – Tubarão (Jaws)

• Melhor Experiência ou Iniciativa Baseada em Localização – Hello Kitty – Celebração de 50 Anos de Amizade (Pacific Licensing)