Aprimorando tudo, de garrafas de água a palha de cevada, as marcas buscam caminhos para a circularidade
1. Fjällräven cria uma coleção cápsulas com restos de tecidos
A produção de tecidos é um dos elementos que mais consomem recursos na fabricação de roupas. Lançado em 1º de março, Samlaren é uma coleção de jaquetas, mochilas e acessórios de edição limitada feitos de tecidos não utilizados. Os designs clássicos da Fjällräven ganham um toque lúdico ao misturar cores e tecidos. Christiane Dolva, chefe de Sustentabilidade, explica que o objetivo final é que a empresa se torne tão eficiente em seus processos que não crie sobras de material, tornando a Samlaren obsoleta.
Com toneladas de garrafas PET idênticas servidas em voos, a KLM tem um fluxo de resíduos de plástico limpo e homogêneo para trabalhar. O projeto de impressão 3D deles foi lançado em 2019, e continua forte. As equipes de engenharia e manutenção imprimem peças e ferramentas em plástico 3D.
No Dia Mundial da Reciclagem, a cerveja Corona apresentou uma nova embalagem para seus seis packs, feita de palha de cevada e fibra de madeira 100% reciclada. A cevada é um dos principais ingredientes da cerveja, mas apenas grãos são usados para a fabricação da cerveja. Transformar palha de cevada em fibra de papel usa 90% menos água do que madeira virgem, bem como menos energia e menos produtos químicos. A nova embalagem está sendo testada na Colômbia e depois será testada na Argentina, antes de um possível lançamento global.
Feito com alimentos 100% reciclados, o Spill Spirits é um spin-off da Gotland Spirits AB que foi lançado no ano passado. A pequena destilaria faz vodka, licor de café e limoncello usando pão, cereais, massas e resíduos de café que os supermercados e padarias locais da empresa jogariam fora. (Na Califórnia, a Misadventure Vodka começou a fazer destilados com o excesso de assados em 2017.)
A Ford, que emprega a tecnologia de impressão 3D da HP, está usando pó e peças impressas em 3D para fabricar clipes de linha de combustível moldados por injeção para seus caminhões Super Duty F-250. Para fornecer à Ford materiais adicionais, a HP também coleta e recicla resíduos de fabricação do SmileDirectClub, que opera a maior instalação de sistemas de impressão 3D da HP nos Estados Unidos.