Apesar do fechamento da grande loja Toys ‘R’ Us, as vendas de brinquedos nos Estados Unidos aumentaram em 7%, o equivalente a 7,9 bilhões de dólares, no primeiro semestre de 2018, segundo dados do Grupo NPD.
Este período também inclui a queima de estoque realizada pela Toys “R” Us. “É provável que as notícias sobre a Toys ‘R’ Us tenham mantido os brinquedos como prioridade para os pais e avós ao comprarem algo para as crianças, beneficiando tanto os consumidores quanto à indústria”, diz Juli Lennett, vice-presidente sênior e consultora do setor de brinquedos ao Grupo NPD.
“Também estou convencida de que o forte crescimento da indústria de brinquedos durante o primeiro semestre deste ano foi, pelo menos parcialmente, apoiado pela empatia que sentiam em perder uma loja como a Toys ‘R’ Us. Isso provocou uma resposta emocional que levou os pais a comprarem mais brinquedos para seus filhos.”
Ganhos significativos foram obtidos com brinquedos cotados entre 5,99 a 19,99 dólares, incluindo a L.O.L. Surprise!, Total Marvel, Fingerlings, Hatchimals e Soft’n Slo Squishies. A categoria de eletrônicos para jovens é a que mais cresce com um aumento de 43%. A categoria inclui Fingerlings, Star Wars e Tamagotchi. No novo relatório da NPD – “O Futuro dos Brinquedos”, prevê-se que o crescimento dentro dessa categoria aumente ainda mais no próximo ano e meio, influenciado principalmente por robôs, brinquedos interativos e novos desenvolvimentos em tecnologia.
Dos vinte principais lançamentos de junho de 2018 com bom desempenho, seis têm um tema de dinossauro ou unicórnio, que cresceram 77% do início do ano até junho, uma tendência que deve se consolidar na temporada de festas. A temática de unicórnio apareceu em várias categorias, incluindo maquiagem, a exemplo da gaiola do Little Tikes Magical Unicorn. Figuras de ação e acessórios cresceram 16%. A categoria foi reforçada pelos filmes Pantera Negra, em fevereiro, e Os Vingadores: Guerra Infinita, em janeiro, entre outros.
A categoria de bonecas aumentou em 17% devido, em parte, ao L.O.L. Surprise!, Hatchimals e Barbie, que correspondem a mais de dois terços do crescimento. Colecionáveis se tornam cada vez mais populares. No entanto, o “Futuro dos Brinquedos” relata projetos que bonecos de moda, bonecos grandes e jogos de encenação terão bom desempenho na segunda parte de 2019, impulsionados pelo lançamento de Frozen 2, em novembro de 2019. “Do meu ponto de vista, o espaço de varejo de brinquedos tem sido muito movimentado e isso continuará até o final de 2018”, diz Lennett. “Os varejistas de brinquedos já anunciaram que dedicarão mais espaço e levarão mais brinquedos nesta temporada de festas, tanto para as lojas quanto para o on-line. Também vemos novos formatos de lojas aparecendo, que são mais experienciais, e teremos novos varejistas de brinquedos entrando no mercado. A indústria mostrou-se proativa em compensar os dólares que a Toys ‘R’ Us deixou para trás.”
Fonte: License Global.