O YouTube é o número um entre as 50 marcas mais legais para crianças e adolescentes, divulgadas pela Beano Brain, a agência especializada em insights para crianças e famílias.
Netflix, McDonald’s, Amazon e Disney compõem o restante dos cinco primeiros, de acordo com a pesquisa com 30.000 crianças de 7 a 14 anos.
Houve algumas diferenças notáveis de gênero, com marcas sociais como TikTok firmemente entre as dez melhores para meninas e as marcas de jogos Nintendo, PlayStation e Xbox aparecendo entre as dez melhores para meninos.
The 50 Coolest Brands é o primeiro do que será um relatório anual para ajudar as marcas a entender como interagir com os jovens e suas famílias.
A equipe do Beano Brain passou um ano conversando com crianças e adolescentes sobre seus gostos e desgostos e observando as marcas que as crianças estão usando, conversando e cobiçando, antes de testar suas descobertas com o painel omnibus do Beano Brain com 30.000 jovens.
As 50 marcas mais legais vêm de uma variedade de setores que abrangem jogos, mídia social, varejo, entretenimento, hospitalidade e muito mais, e refletem os crescentes níveis de discernimento da Geração Alfa e seu desejo de interagir online e offline.
De acordo com Helenor Gilmour, diretora de insights da Beano Brain, a Geração Alpha (aqueles nascidos em ou após 2010) têm altas expectativas e referências para as marcas que têm em suas vidas.
Eles esperam profundidade e amplitude de conteúdo, integração total em várias plataformas e entrega no dia seguinte como padrão. Eles também esperam ver um senso de tutela do planeta e retribuição ao lado de protocolos de inovação e segurança.
“YouTube é a marca número um como “mais legal”; o rei reinante do mundo da mídia social e o lugar para crianças que procuram conselhos de especialistas”, comentou Helenor. “Tem uma fórmula vencedora de ser percebido como mais amigável e seguro do que outras plataformas.
“Se as crianças querem aprender a fazer algo, elas recorrem ao YouTube – o especialista que conhecem e confiam – e é isso que permite que a plataforma permaneça firme contra o ataque do TikTok.”
Pete Maginn, MD de visão comercial da Beano Brain, continuou: “Há duas perguntas que os clientes me fazem repetidamente: ‘quais marcas as crianças realmente amam no momento?’ e ‘o que podemos aprender sobre essas marcas para tornar a nossa atraente e bem-sucedida?’.
“The 50 Coolest Brands responde à primeira pergunta com seu mix de marcas esperadas – YouTube, Disney, LEGO, etc. – ao lado de participantes talvez surpreendentes como Apple, Starbucks e WhatsApp, que, sem dúvida, desempenham um papel importante na vida da Geração Alfa e são muito apreciados.
Pete acrescentou: “Em resposta à segunda pergunta, o Beano Brain identificou os critérios que impulsionam o amor à marca das crianças e os trouxe à vida com dados robustos diretamente das crianças, em vez de filtrados pelos pais.
“É crucial que as partes interessadas nos negócios, não importa quão sênior, ouçam e vejam o que as crianças realmente gostam, fazem e dizem para tomar decisões inteligentes e informadas.”
O MD do YouTube no Reino Unido, Ben McOwen Wilson, disse estar “emocionado” com a posição número um.
Ele comentou: “O YouTube é um lugar para se divertir, aprender coisas novas e compartilhar interesses e paixões. Trabalhamos duro para tornar nossa plataforma um lugar seguro e inclusivo, permitindo que os jovens se expressem de forma autêntica e livre. É fantástico ver que isso está sendo reconhecido por nossos usuários altamente engajados.”