A Zag, estúdio por trás da franquia de sucesso “Miraculous: As Aventuras de Ladybug & Cat Noir”, está se unindo à ex-pilota de Fórmula 1 Carmen Jordá para acender o poder feminino com “Carmen”, o primeiro longa-metragem de animação ambientado no universo do automobilismo feminino.
Jeremy Zag, cocriador e produtor de “Miraculous”, está desenvolvendo o filme e uma franquia (abrangendo conteúdos roteirizados, experiências ao vivo e produtos de consumo) inspirada em Jordá. O projeto busca atrair o público da Geração Z, com temas de empoderamento, narrativa cinematográfica e ação intensa.
Zag também recrutou parceiros de produção de alto perfil para “Carmen”, incluindo Michael Gracey, cineasta de “O Rei do Show” e “Better Man”; e Tyler Thompson, produtor de “Cisne Negro” e “Rush”; além da ex-executiva da HBO Max e Netflix Andrea Puig, que entra como produtora executiva.
O filme acompanhará Carmen enquanto ela navega por um universo de corridas brutal e é obrigada a superar dúvidas, pressão e desilusões. “Carmen precisa ir além de seus limites para recuperar seu sonho e descobrir quem ela realmente é”, diz a sinopse.
“Na Zag, sempre acreditamos em criar heróis que inspirem as crianças a acreditar em si mesmas”, declarou Zag, cuja franquia “Miraculous” apresentou a primeira super-heroína protagonizada por uma mulher ambientada em Paris. “Quando conheci Carmen, sua trajetória e perseverança me impressionaram e inspiraram. Estou animado para deixar sua história pessoal nos guiar enquanto imaginamos uma nova heroína para o amanhã”, continuou Zag, que acaba de comemorar o 10º aniversário de “Miraculous” ao lado do presidente e cofundador da Mediawan, Pierre-Antoine Capton.
Jordá, por sua vez, afirmou: “O automobilismo moldou a minha vida. Fazer parceria com a Zag significa transformar minha paixão em uma história capaz de inspirar milhões de meninas ao redor do mundo. Quero que elas saibam que podem sonhar grande, lutar com determinação e conquistar seu espaço nas pistas — assim como eu fiz.”
Ex-pilota de desenvolvimento da Lotus e da Renault na Fórmula 1, Jordá tornou-se a 11ª mulher na história a ser incluída na formação de pilotos de uma equipe prestigiosa da F1. Ela também é defensora das mulheres pilotas e da inclusão no automobilismo.
O universo das mulheres no automobilismo tem ganhado destaque nos últimos anos. A produtora Reese Witherspoon, de Hello Sunshine, por exemplo, criou uma série documental sobre as pilotas da F1 Academy, que foi adquirida pela Netflix.
Zag também está desenvolvendo um segundo filme de “Miraculous” com o produtor John Cohen (“Meu Malvado Favorito”, “Angry Birds: O Filme”) e o roteirista Matt Roller (“Rick and Morty”, “Community”). O primeiro longa, “Miraculous Ladybug & Cat Noir”, foi um sucesso global em 2023. Embora tenha sido disponibilizado na Netflix em diversos territórios como EUA, Canadá e América Latina, o filme teve excelente desempenho nos cinemas da maior parte da Europa, arrecadando mais de US$ 40 milhões.
Outro grande projeto em desenvolvimento pela Zag é o longa-metragem musical de animação “Melody”, estrelado por Katy Perry como a personagem-título.

Fonte: Variety




