Além de praticamente quadruplicar a capacidade de produção, a empresa tem planos para multiplicar os pontos de venda e portfólio
Um carrinho em forma de pato, que encontrou em uma loja na Itália, foi a inspiração para o empreendedor Altino Pereira transformar a pequena fábrica de utensílios plásticos em uma indústria de brinquedo: a Zucatoys. A empresa, que atua no mercado com brinquedos populares em embalagem plásticas e cartelas na linha Altimar, solapas e kits com produtos mais elaborados em caixa para presentear da sua própria marca, renova o seu portfólio com o lançamento da Blocz, marca de blocos e bonecos de montar colecionáveis, para crescer pelo menos 15% no faturamento neste ano em relação ao período anterior.
A partir do lançamento do Blocz, a empresa começa a ‘construir’ uma nova locomotiva rumo ao crescimento. Para ingressar em nova categoria, a fábrica de 6,6 mil m2 e um time fixo de 120 colaboradores teve a sua capacidade de produção ampliada, para compor cerca de 7 milhões de brinquedos no ano.
“Resolvemos investir no segmento de blocos porque percebemos um movimento no mercado de brinquedos imaginativos, em que a criança pode criar muitas brincadeiras. E pesquisas, como as da Circana e NPD Group, confirmam que este segmento é um dos que mais cresceram nos últimos anos, mesmo com o avanço dos games”, comenta Renato Pereira, CEO da Zucatoys.
A nova marca chega ao varejo com 55 modelos de kits temáticos de sete a 40 peças, para montar cenas do futebol, da era medieval, mundo animal, dinossauros, aeroporto, hospitais, ferrovias, entre outros. Há ainda kits de montagem livre de 20, 50 e 80 peças para alimentar a imaginação da garotada. “Estamos entusiasmados com a Blocz e queremos dobrar a quantidade de temas em pouco tempo, incrementando o portfólio com peças mais elaboradas, para crianças de maior faixa etária”, declara o executivo.
O diferencial da marca são itens de valor agregado, com diversidade de temas e preços mais atraentes. O objetivo é atingir o público na faixa etária de três a seis anos, que não é atendido plenamente por outras marcas, seja pelo preço elevado, seja pela qualidade ou porque têm pouco apelo para crianças em idade pré-escolar.
“Com os blocos de montagem, estamos conseguindo atrair a atenção dos lojistas e distribuidores, que não trabalham com brinquedos de cozinha e nem carrinhos”, diz Pereira. A expectativa da empresa é ampliar a base de clientes dos atuais 2,5 mil para 3,5 mil neste ano. O plano da empresa para multiplicar os pontos de venda deve ser reforçado com estratégia para e-commerce. O estado de São Paulo é o maior mercado da Brinquedos Zucatoys (33% de participação), seguido por Rio de Janeiro (11%), Minas Gerais (8%), Bahia (7%), Goiás (5%) e Paraná (4%).
Ferramentaria, a alma do negócio – Contar com ferramentaria própria que tem sido fundamental para a empresa expandir cada vez o seu portfólio e avançar no mercado. Tudo começou quando o executivo e ferramenteiro Altino Pereira resolver realizar o seu sonho de ter seu próprio negócio, após deixar a indústria de plástico, onde trabalhou por 35 anos. Ele e seu filho, Renato, fundaram, no final da década de 1980, a Altimar Artefatos de Plásticos, produzindo utensílios domésticos na garagem da casa da família, em Jundiaí (SP).
O ingresso no ramo brinquedista aconteceu em 1995, fabricando brinquedos populares em embalagem de plástico (solapa), para atender o mercado de produtos de preço único. As primeiras peças foram produzidas com moldes adquiridos de uma fábrica que estava sendo desativada. Mas com a habilidade na ferramentaria do sr. Altino e experiência em engenharia de produção de Renato, a empresa aos poucos foi se estruturando para aumentar a produtividade e desenvolver produtos de qualidade superior para concorrer com os importados chineses.
Assim, em 2010, a Altimar expandiu o seu negócio com a inauguração da Brinquedos Zucatoys, em Itatiba (SP), que também passou a ser marca de kits de produtos mais elaborados em caixas litografadas para presentear. O portfólio da Altimar e Zucatoys inclui brinquedos de cozinha (carro-chefe da empresa), de beleza, carrinhos, helicópteros, aviões, kits para brincar na praia, maletas para brincadeira de PET Shop, veterinário e com ferramentas.
Segundo o CEO da Zucatoys, a estratégia da empresa é diversificar cada vez mais o portfólio com produtos de diferentes segmentos.