Onze parques da capital receberam esculturas da estrela dos quadrinhos
Seja para os turistas que desembarcam em São Paulo para curtir o feriado, ou para os paulistanos que optaram por evitar o trânsito na saída para o feriadão, os parques municipais são ótimas opções de roteiro para aproveitar a folga e conhecer algumas das esculturas que fazem parte da Mônica Parade. Os visitantes podem deixar o carro em casa e utilizar o transporte público para fazer um tour por oito espaços próximos ao centro da cidade. Eles reúnem diferentes obras que podem ser conhecidas ao longo dos três dias. Outros três parques mais distantes entre os demais também foram contemplados com as Mônicas.
Confira o roteiro:
1. O Parque Burle Marx, localizado na Avenida Dona Helena Pereira de Morais, 200, Vila Andrade, está situado próximo às avenidas Giovani Gronchi e Nações Unidas, endereço de fácil acesso caso os visitantes optem pelos ônibus municipais. Ele recebe a obra pintada pelo artista Renato Guedes, intitulada Sonhos. Saindo do centro da cidade, os coletivos com destino ao Inocoop – Campo Limpo (6291-10) os deixam próximo ao parque.
2. A próxima parada é o Parque Alfredo Volpi, localizado na Avenida Engenheiro Oscar Americano, 480, Morumbi, próximo ao Jockey Clube de São Paulo. Saindo do Parque Burle Marx, basta tomar um ônibus com destino ao Terminal Bandeira (6291-10) e descer em frente ao parque. Nele está a escultura Mô, produzida por Alex Senna.
3. Outro local que recebeu uma das 50 Mônicas da Mônica Parade é o Parque do Povo, localizado na Avenida Henrique Chamma, 420, Itaim Bibi. Após visitar o Parque Alfredo Volpi, basta utilizar o ônibus com destino ao Hospital das Clínicas (775F-10) ou então caminhar cerca de 25 minutos até o novo destino e encontrar a Saladinha Azul, customizada pelo artista Hiro Kawahara.
4. O tradicional Parque do Ibirapuera não poderia ficar de fora. Localizado no bairro de Moema, o parque recebeu a Mônica de Luciana Assumpção, cujo nome é Quem é a Dentuça Aqui?. A obra está na Praça do Leão, no portão número 5. Para chegar até lá, são 50 minutos de caminhada ou 20 de ônibus. O coletivo que realiza esse trajeto é o Vila Clara (576M-10), que sai da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
5. Para os amantes de museus, vale a pena conhecer o Parque da Independência, que além do famoso Museu do Ipiranga, recebe a Mônica Minha pela cidade, do artista Chivitz. Para isso é necessário tomar dois ônibus. Um em direção ao Metrô Vila Mariana (695T-10), que o usuário precisa saltar na Avenida Domingos de Morais, para em seguida tomar outro com destino ao Jd. Maria Estela II (4706-10) e então descer em frente ao Ipiranga.
6. Meia hora após pegar o ônibus em direção à Praça da República (4113-10), o turista chega ao Parque da Aclimação, localizado na Rua Muniz de Sousa, 1119, Aclimação. Além de aproveitar a ampla área verde do local, poderá conferir de perto a MoniCat, produzida por Minhau.
7. Chega a hora de conhecer a Avenida Paulista, um dos principais centros do Brasil, que reúne parques, museus, shoppings e muita coisa bacana. Nela estão seis esculturas criadas para a Mônica Parade. Basta tomar a circular Aclimação (805L-10) e descer no Paraíso, início da avenida. Por lá estão as obras Finnica e Jakão, do Cartoon Network, Monicrânio, do artista Crânio, Monicaveira, de Danilo Beyruth, a Mônica na belle époque, customizada por Maramgoní, a Candy memories, produzida por Kako, e a Mônica Embaixadora, pintada pelo “pai” da personagem, Mauricio de Sousa.
8. O tour acaba no Parque Buenos Aires, localizado na Avenida Angélica, 1500, Higienópolis, onde se encontra a escultura Limoeiro, criada por Mauro Souza. Para fechar o roteiro basta descer a Avenida Angélica até o parque, ou se já estiver cansado após a maratona Mônica Parade, basta pegar o coletivo rumo a Lapa (874T-10) e descer em frente ao último destino.
Os parques Villa-Lobos, Cidade Toronto e Parque do Carmo estão em localizações mais distintas em relação aos oito descritos no roteiro. Neles estão a Mônica o amor está no ar, da artista Miriam Nigri Schreier, Mônica Bumbá, de Titina Cardoso e Labirinto imaginário, de Kleverson Mariano, respectivamente.
O site www.monicaparade.com.br traz notícias, imagens, making of, informações dos artistas e o mapa de localização de todas as obras. Nas redes sociais, a hashtag oficial #MonicaParade reúne as fotos tiradas pelos fãs da personagem durante o período de exposição, que fica nas ruas até o dia 8 de dezembro.
*As linhas de ônibus sugeridas podem sofrer alteração sem aviso prévio da SPTrans. Consulte o seu itinerário pelo site www.sptrans.com.br/itinerarios
Sobre a PANINI
O Grupo Panini, fundado há mais de 50 anos em Modena – Itália, com subsidiárias em países da Europa, Estados Unidos e América Latina, é líder mundial no setor de colecionáveis e a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina com exportação para mais de 110 países. Publica desde 1961 álbuns de figurinhas de futebol e adquiriu direitos exclusivos para as coleções oficiais da Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014. No Brasil, com sede em Barueri (SP), a empresa iniciou suas operações em 1989 e é líder em seus segmentos de atuação.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções (MSP)
A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de um milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais, que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos.
Sobre a Toptrends
Conhecida pela exposição Cow Parade, a agência alia cultura e marketing, levando sua experiência para o mercado. Detentora do licenciamento da Cow Parade Holding e dos direitos de realizar a versão brasileira do maior evento de arte de rua no mundo, a Toptrends tem conquistado o mercado com sua expertise no desenvolvimento de projetos de marketing cultural. Desde 2005, já realizou 9 edições do evento em todo o Brasil. Também produziu a Rinomania, exposição de rinocerontes decorados em comemoração aos 60 anos da Duratex, a Call Parade, que transformou 100 telefones públicos da capital paulista, num suporte original para obras de arte a pedido da Telefônica | Vivo, a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações customizados por arquitetos renomados da Casa Cor 2013 e a Mônica Parade, que homenageia os 50 anos da personagem levando 50 esculturas às ruas da capital, fruto de uma parceria entre PANINI e Mauricio de Sousa Produções.
Fonte: Lítera – Construindo Diálogos [Panini] – Maria Luiza Paiva e Olívia Acerbi – (11) 3673-7270.
Jal Comunicação [MAURICIO DE SOUSA – MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES/MSP] – José Alberto Lovetro.
Way Comunicações – Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.
Holofote Comunicação [TOPTRENDS] – Glaucia Ferreira e Ivan Dognani – (11) 3044-7791.