A 50ª Feira Internacional do Setor Infantojuvenil, Teen e Bebê confirmou sua proposta de ser o evento de referência em moda, com lançamentos de tendências, Fórum de Palestras e desfiles; próxima edição está marcada para os dias 7 a 10 de junho de 2018, no Expo Center Norte
O maior evento do setor de moda bebê e infantojuvenil na América Latina se encerrou no domingo (dia 5 de novembro) com a presença de 3.512 lojistas vindos de todo o Brasil e também do Paraguai, da Bolívia e da Argentina, para conferirem, de perto, os lançamentos apresentados por mais de 100 marcas expositoras para o Outono-Inverno e meia-estação 2018.
A 50ª edição da FIT 0/16 fechou o ciclo de tendências da moda 2018, uma vez que a coleção de Verão já foi apresentada em maio deste ano. Nas duas edições, os eventos reuniram 12.119 lojistas de todo o Brasil e de diversos países. “Não temos dúvidas de que o mercado está se recuperando e nós ficamos satisfeitos em servir como palco de negócios para esse setor. Nesta edição de Inverno tivemos o crescimento de 9% no número de visitantes e na edição anterior, de verão, o crescimento foi de 43%. Não poderíamos esperar resultado melhor neste ano em que a FIT 0/16 completa 25 anos. Atingimos o nosso objetivo de reforçar a posição da feira como o evento referência da moda infantil” ressalta Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento.
Mesmo com os resultados positivos alcançados, a organização da FIT 0/16 reconhece os desafios ligados às vendas de inverno no Brasil. Por isso, investiu em eventos paralelos como palestras, desfiles, parcerias com consultorias e agências de moda para orientar os lojistas a lucrarem mais. Além disso, a exposição trouxe a loja modelo virtual do Sebrae-SP, que mostrou os conceitos, as boas práticas e as novidades do “Visual Merchandising” para o varejo de moda. “Estamos em um País tropical e as vendas de inverno são sempre uma incógnita para os lojistas. Sentimos essa insegurança por parte deles, que muitas vezes não sabem o que comprar e o quanto investir. Por isso, a edição de inverno da FIT 0/16 é tão importante para o mercado. Aqui, nós mostramos não somente as próximas tendências, mas também oferecemos uma consultoria completa para ajudar o público nesse desafio, por meio de nossos projetos especiais”, ressalta Facchinetti.
O primeiro dia da Feira foi marcado por um movimento intenso nos estandes, o que acabou motivando as vendas de muitos expositores. “O primeiro dia foi excelente, trazendo um público decisor. Aproveitamos todos os canais de comunicação com o mercado, entre eles participar de feiras como a FIT 0/16”, avaliou o diretor da Happy Girl, Mário Abreu. A mesma avaliação foi feita por Vivian Alves Monteiro, proprietária da Jardim Mágico. “Achei o primeiro dia bem movimentado, fizemos bons negócios, com bastante pedidos e muitos contatos. Esperamos aumentar nossa carteira de clientes depois da participação na Feira, pois ainda somos uma empresa pequena e participando pela primeira vez do evento”.
Aproveitando a curiosidade gerada pela novidade da marca na Feira, a Alphabeto conseguiu fazer bons contatos, afirmou Eduardo Sampaio, diretor comercial. “Nossa perspectiva é que poderemos ter pelo menos mais uns 30 novos clientes que deverão fechar negócios nos próximos meses por conta dos relacionamentos na FIT 0/16”.
A gerente de vendas da Contramão, Marluci Soeira e a proprietária da Fazendo Arte, Edilene Mazetto, também elogiaram o público já do primeiro dia, pois com os contatos realizados pelas visitas ambas têm boas expectativas de fechar negócios nos meses que sucedem a Feira. “Como tem muito mais cliente que trabalha com confecção e não com calçado, eles acabam vendo a nossa marca, pegam o contato e mais tarde isso acaba gerando novas vendas“, destaca Marluci Soeira, cuja marca é especializada em calçados infantis.
Para Graça Rodrigues, proprietária da Daya, na FIT 0/16 desta temporada houve uma grande procura por novidades, por parte dos clientes, o que beneficiou a marca, uma vez que esta apresentou sua coleção com temas ligados ao sertão nordestino e à obra do músico Luiz Gonzaga (1912-1989). “Tivemos muitos clientes novos que se encantaram com a nossa coleção e que estavam procurando realmente algo diferente. Então, nosso atendimento acabou se voltanto para clientes mais recentes“, afirmou. A prospecção de novos compradores também foi a estratégia da Mini Lady, e, a considerar sua participação nesta edição, o objetivo foi alcançado. “A cada edição da FIT 0/16 temos renovado os clientes e este ano devemos manter o crescimento de 60% nas vendas”, afirmou Livia Marassi Martins Moraes, diretora Criativa da marca.
O mesmo aconteceu com a Marthiê, que confecciona roupas infantis e seu correspondente para as bonecas das crianças. Segundo Renata Zundt, diretora Criativa, os clientes da marca vieram visitar o estande para renovar e aumentar os estoques, dado o sucesso da proposta que ofererece a mesma roupa para a criança e para a boneca. Vivian Alves Monteiro, proprietáriada Jardim Mágico tem a mesma expectativa: “esperamos muito aumentar nossa carteira de clientes depois da participação na Feira, pois ainda somos uma empresa pequena e participando pela primeira vez do evento”.
A diretora da BeBaby, distribuidora exclusiva da ABC Design no Brasil, Regina Manasieva, avaliou que a participação na Feira foi positiva, com muitos negócios feitos. Ela percebeu que vários clientes que na edição passada visitaram o estande mas não realizaram compras, nesta, porém, vieram para realmente fechar negócio. De perfil mais conservador que nas vezes anteriores, os compradores da Coquelicot e da Lequiqui vieram à FIT 0/16, fecharam pedidos, mas foram mais cautelosos na quantidade encomendada, afirmou Artur Gonçalves, sócio-proprietário das marcas de enxoval de bebê e bolsas, respectivamente.
Sobre a Koelnmesse – A Koelnmesse é uma das promotoras líderes no mundo na organização de feiras para as áreas de mobiliário, design, bem-estar e estilo. As feiras imm cologne, LivingKitchen, ORGATEC, spoga + gafa, interzum e Kind + Jugend são conhecidas entre os atuantes do mercado internacional como o maior encontro da indústria. Com 90 anos de experiência e conhecimento em exposições, o Centro de Eventos da Koelnmesse é hoje a principal plataforma de negócios para mais de 25 setores comerciais. A promotora alemã também desenvolve e monta novas feiras de negócios com foco regional, em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Sobre a Koelnmesse Brazil – Atualmente, a Koelnmesse organiza seis feiras no Brasil: a feira de moda infantil FIT 0/16, realizada duas vezes por ano em São Paulo; a Pueri Expo, Feira Internacional de Negócios em Puericultura, evento inspirado na maior feira de artigos infantis do mundo, a “Kind + Jugend”; o WellFood Ingredients, Summit Internacional de Ingredientes Funcionais e Nutracêuticos, e o lançamento ANUFOOD Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, inspired by Anuga, que será realizada em 2019. Já em Curitiba, acontece a cada dois anos a ANUTEC Brazil, feira de tecnologia para indústria alimentícia. A Koelnmesse Brasil está localizada em São Paulo e conta com uma equipe com mais de 10 anos de experiência na organização de grandes eventos para diversas indústrias. Sob comando do diretor Cassiano Facchinetti, a filial brasileira é responsável pelos eventos internacionais da Koelnmesse, além do futuro desenvolvimento das atividades comerciais no país.
FIT 0/16 na internet:
https://www.facebook.com/feirafit016
https://www.instagram.com/feira_fit016/
Próximas feiras infantis da Koelnmesse:
Kind+ Jugend
20 a 23 de setembro de 2018, Koelnmesse, Colônia, Alemanha
www.kindundjugend.com
China Kids Expo
16 a 18 de outubro de 2018, Koelnmesse, Shanghai, China
http://en.china-kids-expo.com/
Fonte: 2PRÓ Comunicação – Teresa Silva – (11) 3030-9463.