O estilo montessoriano para quartos de bebês e crianças ganhou força e mostrou que veio para ficar. Criado por Maria Montessori, o método estimula o desenvolvimento da criança através da liberdade e instiga a descoberta do mundo. A Biramar Baby foi uma das primeiras marcas a produzir enxovais e acessórios Montessorianos no Brasil. Conversamos com Thayane Ramalho, diretora de criação da empresa, sobre as principais dicas na hora de optar pelo enxoval Montessoriano.
“As coleções permitem infinitas combinações de cores e estamparia. E para as mamães que estão em busca do enxoval montessoriano é possível montar um quarto encantador, funcional e respeitando o gosto de cada um”, diz a diretora.
A primeira etapa é a escolha do enxoval base. Geralmente ele é composto por 5 peças que são rolos laterais e almofadas, lembrando que é possível combinar a mesma coleção, ou não, na hora de escolher os lençóis. Thayane alerta que na pesquisa, as mamães precisam ficar atentas aos itens que compõem o kit enxoval para caminhas montessoriana e também para as dimensões oferecidas. “As principais dúvidas que recebo são relação aos tamanhos dos kits e é muito comum, afinal hoje, contamos com variedade e oferta de novos modelos de camas e berços também”, afirma.
Estampas e bordados continuam em evidência. Segundo Thayane, o que mudou com o método é sua utilização, já que nos quartos montessorianos elas aparem juntas e não existe mais certo ou errado. Vale misturar estampas diferentes e obter resultados incríveis. Outra aposta certeira são as estampas geométricas que são unissex e, a partir delas, é possível fazer muitas combinações. Também vale incorporar um clássico como o bordado e criar ambientes delicados e românticos.
Outra dica de Thayane é não ter medo de criar combinações na hora da escolha dos complementos. Como o próprio método propõe é importante que as cores estejam presentes e as formas também. “É possível combinar um tema floral com estilo clássico e com cores que antes não eram comuns aos quartinhos infantis, como por exemplo, o preto. E o resultado é uma composição charmosa e cheia de personalidade”, completa.
E falando em acessórios, a diretora explica que as almofadas são itens excelentes para complementar o enxoval. Uma dica é escolher opções que vão além das formas, inserindo personagens permitindo a interação da criança e também auxiliando no estimulo a criatividade. E ainda há muito que explorar com as bandeirolas que tornam ainda mais lúdico o ambiente.
Segundo Thayane, o colchonete é um dos acessórios mais queridos pelas mães e pais e vale incluir na lista de compras. “Eles são ótimos e práticos, além de criar um espaço destinado à brincadeira, leitura e ou descanso podem se levados por toda a casa e ainda para passeio”. A dica da especialista é também apostar em criar cantinho lúdico com apoio do colchonete e tenda somado brinquedos e almofadas. “E maneira de oferecer um espaço personalizado para pequenos, o que reforça o seu senso de identidade e compreensão e organização dos espaços”, afirma.
Por último e tão importante, ela recomenda que a qualidade dos produtos e composição do enxoval devem ser levados em conta na hora da compra. Os produtos devem ser confeccionados em tecido 100% algodão para proteger a pele delicada das crianças do atrito e também permitindo a respiração. Ou fator importante é conferir acabamentos e qualidade das peças. “Acessórios e enxovais não devem ter linhas soltas, costuras grossas que possam machucar a criança e peças que possam se soltar ao serem manipuladas. A segurança dos pequenos deve estar acima de qualquer escolha”, finaliza.
Fonte: Dora Press Comunicação – Anielly Sanches.