52ª FIT 0/16 apresenta as coleções que movimentarão a moda infantojuvenil em 2019

Aberto nesta quinta-feira (22), no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, o evento reúne as principais marcas do setor de confecção para meninos e meninas de 0 a 16 anos.

A FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infantojuvenil, Teen e Bebê foi aberta nesta quinta-feira (22) para receber lojistas de todo o país e as principais marcas do mercado de moda infantil que apresentam as coleções Outono-Inverno e meia-estação 2019. O maior evento do setor na América Latina acontece no Pavilhão Verde do Expo Center Norte até sábado.

A FIT 0/16 está em sua 52ª edição e oferece aos lojistas oportunidades de negócios e atualização das próximas coleções. A cada ano, temos ampliado a grade de palestras e consultorias gratuitas, pois entendemos que o sucesso do negócio vai além do produto. A feira é a plataforma completa para o lojista, onde ele faz suas compras e, por meio das palestras e consultorias gratuitas que oferecemos, se prepara para vender durante o ano”, afirma Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse no Brasil, promotora do evento.

Estimativas do IEMI – Inteligência de Mercado, indicam que o segmento de vestuário para o público de 0 a 16 anos deverá movimentar R$ 52 bilhões no varejo até o fim deste ano, apontando uma receita 5,3% maior em relação a 2017.

Cores e texturas trazem releituras de várias épocas

A coleções Outono-Inverno 2019 e meia estação que inspiraram várias gerações levam os visitantes a uma “viagem” no tempo na FIT 0/16. E para que isso seja possível, as marcas buscam inúmeras referências em cores e texturas para encantar meninos e meninas.

O Grupo Gato Mia, que representa as marcas Mon Sucré, Petit Cherie, Louí e Vanilla Cream, expõe nesta edição do evento as tendências para a próxima estação com releituras criativas que transitam entre os anos de 1990 até 2010.

O rosa chiclete está presente em várias das nossas peças, com texturas que vão do bordado em alto relevo a pompons, mantendo sempre uma linha divertida e colorida“, conta Mariani Anastácio, estilista da Mon Sucré. Os vestidos “casual chique” continuam sendo o carro-chefe da empresa, com estampas temáticas, por exemplo, das tradicionais festas juninas.

E a Petit Cherie, conhecida por suas produções inspiradas no universo dos contos de fadas, buscou na realeza italiana e no belíssimo Palácio Reggia di Caserta e seu giargino barroco, as referências para as peças em tons que variam do branco e cru aos fechados azul marinho, bordô, marsala, verde militar e preto, além da presença do amarelo nos detalhes. “A cartela especial de rosa não poderia faltar, escolhemos o rosa pálido, blush e um tom queimado”, diz Andréia Costa Gomes, diretora criativa da marca.

Já a Vanilla Cream, nova marca do grupo, inspirou-se no mundo da menina adolescente dos dias de hoje, que está sempre conectada, antenada e, por isso, é influenciada por várias fontes de informação. Dos anos 90 das Patricinhas de Beverly Hills com os xadrezes coloridos, foi concebida uma flanela 100% algodão exclusiva para a marca, com fio tinto. Assim, foi possível criar dois fits super importantes para o guarda-roupa de uma menina adolescente: uma camisa alongada e um vestido slip dress, onde se pode compor com uma tee branca e o look fica super cool e moderno.

Circo do século XIX

A fantasia do universo circense do século XIX, período em que o circo chegou no Brasil trazido por famílias europeias, foi o tema escolhido pela Spezzato Teen para uma das coleções Outono-Inverno. As estampas foram inspiradas nos espetáculos mágicos de ilusionismo, apresentações de animais, cartazes, letreiros e toda a simbologia fascinante de cores e texturas alusivas ao circo.

Utilizamos nas peças uma estamparia com técnicas de glitter e foil, existem também tricôs com lurex, peças de paetês e brilhos termocolantes que remetem à magia do circo“, diz Claudia Alves, consultora comercial da empresa.

A tendência retrô e o caminho para a neutralidade

No primeiro dia de palestras da FIT 0/16, Sofia Martellini, editora de conteúdo da USEFASHION, destacou a influência da cultura vintage na moda infantil que vai marcar as coleções Outono-Inverno 2019. O desejo será voltar às origens e apostar na neutralidade.

As referências à moda vintage vão interferir na paleta de cores e nas texturas da próxima estação. Homenagear os anos 70, 80 e 90 significa relembrar peças clássicas, como babados simples, muito plissado, cortes esportivos e peças imitando couro. “Tudo isso com destaque para o conforto da criança e exploração de cores dessaturadas”, afirma Martellini.

Outra tendência apontada pela editora é a moda infantil que a cada dia tem caminhado para a neutralidade. Pela mudança do comportamento dos pais, muitas coleções estão deixando de explorar o gênero da criança. “Toda essa discussão acontecendo em torno de LGBTQ+, transexuais e transgêneros reflete em como os pais dessa geração Millennials estão criando os filhos. A gente vê um comportamento de quebra de padrão”.

Para Martellini, há uma tendência crescente dos pais respeitarem a vontade dos filhos na hora de escolherem a roupa. “Os pais querem criar os filhos completamente livres dos estereótipos. Para a moda isso traz muito mais neutralidade”.

Com essa tendência em neutralidade e quebra de estereótipos, as marcas estão se adaptando aos poucos a essa discussão nova no mercado. “Se eu sou uma menina e quero usar uma roupa de super-herói não vou mais me sentir mal com isso. Como é o começo de um movimento, temos visto coleções bem neutras para servir aos dois gêneros”, conclui Martellini.

Consultorias gratuitas e os desafios com o mercado digital

Mais uma vez a FIT 0/16 ofereceu serviço gratuito de consultoria aos visitantes. Entre as empresas parceiras que participam desta iniciativa promovida pela Koelnmesse, promotora do evento, a PR+ Arquitetura tem uma equipe para atender os clientes nos estande. Os principais pontos tratados durante a consultoria são a falta de identidade na loja, organização, comunicação visual e o apelo ao improviso. Segundo a empresa, uma loja esteticamente organizada enfrenta com mais força um dos maiores “vilões” do varejo: o e-commerce.

Temos que, através da arquitetura e do visual merchandising, criar um ambiente confortável e que atraia o consumidor para dentro da loja”, diz Ana Lúcia Rodrigues, sócia da PR+ Arquitetura. E no setor infantojuvenil a ideia é desenvolver não apenas um ambiente de compra. “É preciso promover uma experiência dentro da loja como, por exemplo, um espaço Kids, para que os pais possam levar a criança e ficar tranquila. Transformar a compra em um passeio”, conclui Ana Lúcia.

Assim como nas outras edições, o Sebrae Móvel está prestando serviço de consultoria com orientações de administração e marketing ao microempreendedor. A novidade desta edição é a apresentação de uma loja modelo em realidade virtual para orientar o lojista a organizar melhor seu espaço. Para Débora Lima, analista de negócios do Sebrae-SP, os principais desafios dos lojistas são as mudanças de comportamento do consumidor, que tem migrado para o mercado digital. Com essas mudanças, é preciso tornar a internet uma aliada. “É possível deixar a loja atraente para o cliente, trazer novidades, utilizando os meios digitais para levá-lo até a loja. Criança precisa experimentar roupa, o mercado infantil ainda favorece a visita à loja física”, conclui Débora.

Palavra de especialista

A empreendedora Nancy Fukuda, da Baby Atacado, especialista em negócios da moda com ênfase no setor infantil e enxoval para o bebê, afirma que nenhum artifício de marketing resolverá a vida do comerciante se ele não seguir um princípio básico: saber escolher as mercadorias, a partir de uma seleção criteriosa de fornecedores, que ofereçam preços,quantidades e garantam as entregas no prazo. “Muitos varejistas de roupas se esquecem disso. Ao lado do departamento financeiro, a área de compras é responsável pela maioria dos problemas que causam fechamentos das lojas”, alerta Nancy.

A FIT 0/16 é exclusiva para lojistas do setor e o credenciamento pode ser feito, sem custos, pelo site www.fit016.com.br.

Serviço:
52ª FIT 0/16 Outono-Inverno
Data: 22 a 24 de novembro de 2018
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Verde
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Horário: 10h às 19h

Home

FIT 0/16 na internet:

http://www.fit016.com.br

https://www.facebook.com/feirafit016

https://www.instagram.com/feira_fit016/

Fonte: 2PRÓ Comunicação – Teresa Silva – (11) 3030-9463.

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