30º Backstage do Varejo

Dia 13 de junho, das 8h às 13h, na FAAP, o evento reunirá varejistas e fornecedores em uma intensa troca de experiências, com palestras, debates e apresentações de cases

“Investir US$ 0 em Visual Merchandising resultará em US$ 0 em vendas”, diz Jon Harari, CEO e cofundador do WindowsWear.com, maior banco de dados do mundo de visual merchandising e comunidade global de criadores de varejo. Harari palestrará sobre ‘Visual Merchandising na Era da Realidade Aumentada – 100 milhões de consumidores em 2020’, no 30º Backstage do Varejo (13/06, na FAAP). O evento, também, terá apresentações de renomados arquitetos especializados em varejo e de profissionais que lideram o marketing de grandes redes varejistas, como Petz, Saint-Gobain Distribuição Brasil (Telhanorte), Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.

Segundo Harari, nosso futuro vislumbra uma oportunidade emocionante e dinâmica para o mundo do VM. “A tecnologia está aumentando exponencialmente o número de maneiras que varejistas e marcas podem visualmente expor seus produtos, e o merchandising do futuro terá de combinar sua arte visual e criatividade com a conectividade digital. Nosso mundo será um 24-7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), mercado global, orientado tecnologicamente, com aumento de capacidade de envolver os consumidores, coletar dados e vender produtos e serviços”.

O executivo dá exemplos de tecnologias avançadas usadas com sucesso no varejo internacional: Michael Kors (estilista norte-americano), recentemente, lançou sua coleção de óculos de sol, por meio do reconhecimento facial de um programa do Facebook; marcas de vestuário utilizam, em suas vendas online, o reconhecimento corporal para que seus clientes vejam como ficarão com os produtos; e marcas de mobiliário doméstico utilizam tecnologias para mostrar aos consumidores como seus produtos ficam em suas casas, tudo on-line.

Outra palestra do evento será “Lolla e Lollita é uma experiência: um projeto pensado a partir do cliente”, baseada no case do restaurante do Itaim Bibi. “A ideia principal do estabelecimento é oferecer ambientes hospitaleiros, onde o momento ‘do prazer da comida’, seja o mais importante. Desde o mobiliário até a iluminação foi pensado para oferecer o maior conforto possível e bem estar ao cliente, e faze-lo se sentir pertencendo ao lugar”, conta José Antonio Henrique, arquiteto e diretor do Studio Zeh, que atua em áreas de projetos para o varejo, já reconhecido em diversos prêmios (Idea, Best New Store e RDI, entre outros). No palco, estará ao lado de Fabio Maluf Tognola, advogado e proprietário do Lolla & Lollita.

Para Henrique, alguns estabelecimentos de alimentação já perceberam a importância do VM e do design estratégico, enquanto outros ainda não. “Nos tempos de hoje, do autosserviço, a comunicação se tornou muito importante, é ela que diz, de maneira rápida e concisa, o que o cliente está consumindo e talvez como consumí-lo”.

O Backstage do Varejo trará, ainda, a apresentação de Juliana Neves, arquiteta, autora, professora IED PUC/RJ, à frente do Kube Arquitetura, que falará sobre ‘Design e VM como contadores das mais diversas histórias’, com os tópicos: a poderosa mídia de comunicação da marca, que deve comunicar e tangibilizar valores e conceitos que deseja transparecer para o cliente; VM entra como ferramenta de storytelling e deve estar alinhada com o propósito da marca, transparência e autenticidade; e por meio do storytelling e do VM, podemos criar uma experiência relevante, emocionalmente positiva e sensorialmente engajadora. A palestra de Juliana inclui, ainda, apresentação de cases de segmentos distintos, que ilustram os temas: drogarias, lavanderias, oficina de bicicleta e souvenir.

‘VM não é só moda’

Oferecer uma experiência de compra, surpreender o cliente e estimulá-lo a entrar na loja, são práticas que devem ser aplicadas por todos os segmentos do varejo”, afirma Iara Jatene, arquiteta, sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design e sócia-fundadora e conselheira da Abiesv. Iara fará parte do debate Big 4, ‘VM não é só moda’, uma das atrações do Backstage do Varejo, ao lado de cinco profissionais de marketing, de grandes redes de varejo.

Segundo a arquiteta, no setor de moda, o VM é mais desenvolvido. “Nos outros segmentos, muitas vezes, a empresa não tem claro os produtos a serem expostos, o que dificulta o trabalho do VM. Conhecer o produto, expô-lo de forma a valorizá-lo e rentabilizar o espaço é fundamental”.

Outra participante da mesa-redonda é Wanda Matos, gerente de marketing de ativação da Saint-Gobain Distribuição Brasil (Telhanorte), que abordará a estratégia de VM. “O resultado final, apesar do nome, tem seu embasamento em muitos outros estudos, que visam entender o comportamento, hábitos de compra, necessidades, jornada do cliente e, tão importante quanto, tendências e necessidades de diferenciação”.

Conforme Wanda, o cliente de home center tem comportamentos muito específicos no mundo do varejo. “Ele não conhece os produtos, está inseguro, pois não é uma categoria que compra habitualmente e, atrás da sua compra, está um sonho com algo que não tem muito a ideia de quanto vai custar, se é possível de realizar e se o investimento que imaginou é suficiente. Um mundo, onde encantar pode aumentar o ticket, onde o produto bem exposto pode gerar a compra de um projeto”. Para a especialista, o VM traduz a alma do negócio, seu propósito.

O debate Big4 terá a presença, ainda, de Luciane Righetti, publicitária, com experiência no varejo, mercado financeiro e educação, que atualmente responde por Design de Lojas das Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, um dos maiores players do varejo farmacêutico brasileiro; Andre Luiz Marinho Alves, coordenador de Marketing da Petz; e Wagner Quina, diretor digital e varejo da Regina Festas, maior empresa de produtos para celebrações do mercado brasileiro. Como mediador do debate, Luiz Alexandre de Paula Machado, sócio-diretor da GS&Consult, empresa do Grupo Gouvêa de Souza, especializada em varejo e canais de distribuição.

Backstage do Varejo — Evento criado em 2012, discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Expor Manequins, Lemca Iluminação, Omega Light e LedWave. E os apoios da Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Espaço Zimmermann Gastronomia, Agência Purchase – Marketing & Visual Merchandising, Associação Comercial de Campinas – ACIC e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Inscrições:https://www.eventbrite.com.br/e/30o-backstage-do-varejo-visual-merchandising-tickets-60832476575?aff=ebdshpsearchautocomplete

Varejistas devem contatar pelos e-mails e assim conseguir seu convite VIP: comercial@abiesv.org.br ou secretaria@abiesv.org.br.

A Abiesv tem as redes sociais: https://www.facebook.com/Abiesv2 // https://www.instagram.com/abiesv/?hl=pt-br
https://www.linkedin.com/company/10200986

Serviço: 30º Backstage do Varejo – Visual Merchandising
Data: 13 de junho, das 8h00 às 13h00
Local: Auditório FAAP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Fonte: EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação – Deborah Ferreira.

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