Entender o comportamento do consumidor e seu processo de decisão de compra é extremamente importante para as empresas construírem estratégias de sucesso. Nos últimos meses, essas características sofreram alterações consideráveis, afinal, a pandemia de Covid-19 criou, mudou e influenciou muitas tendências.
A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor Internacional, revelou as tendências que definirão o comportamento do consumidor em 2021 e, consequentemente, influenciarão as estratégias das empresas.
- Reconstruir melhor
Os consumidores enxergam este momento como uma segunda oportunidade de criar um futuro melhor. Por isso, esperam das empresas inciativas para proteger a saúde e os interesses da sociedade e do planeta. O senso de responsabilidade social é uma demanda permanente.
- Desejo por conveniência
Há uma vontade do consumidor de ter de volta a conveniência do mundo pré-pandemia, no qual ele podia visitar uma loja ou ir a um restaurante quando desejasse. Então, é esperado que as empresas adaptem suas operações, desenvolvendo uma experiência mais resiliente enquanto preservam a conveniência.
- Oásis ao ar livre
A insegurança e as restrições de mobilidade fazem com que os consumidores busquem espaços ao ar livre para fins recreativos e contato com a natureza.
- Realidade “phygital”
Durante a pandemia os consumidores passaram a usar mais as ferramentas digitais e isso não vai mudar. O que eles desejam agora é usá-las para se manterem conectados dentro de casa e para facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais.
- Otimizar o tempo
Com os novos hábitos trazidos pela pandemia, a vida ganhou flexibilidade. Se tornou necessário ter criatividade para administrar o tempo e dar conta de todas as tarefas diárias. As empresas que propuserem soluções que ajudem a otimizar o tempo, especialmente com produtos e serviços acessíveis à distância podem sair na frente.
- Inquietos e rebeldes
O sentimento de desconfiança é comum entre os consumidores. Eles estão cansados e a crise da confiança atingiu os líderes. Isso faz com que a mentalidade do “primeiro eu” se fortaleça e necessidades e desejos pessoais sejam colocados em primeiro lugar.
- Obsessão por segurança
Em busca do bem-estar, segurança e higiene se tornam prioridades. O medo de contágio pelo novo coronavírus ainda é grande, e as organizações precisam implementar inovações e medidas para mitigar as preocupações dos clientes.
- Abalados e reflexivos
Após terem o cotidiano reformulado, as pessoas passaram por um teste de resiliência psicológica. A depressão e a saúde mental tiveram um impacto moderado ou severo em 73% da vida dos consumidores no mundo todo em 2020. Eles agora buscam reavaliar as prioridades em busca de uma vida mais plena.
Diante disso, as empresas devem oferecer produtos e serviços que auxiliem o bem-estar psicológico.
- A ordem é pechinchar
A mentalidade de recessão é uma realidade. Cauteloso com o atual cenário econômico, os consumidores cortaram os gastos supérfluos e priorizar produtos e serviços de valor agregado, aproveitando sempre para pechinchar.
- Novos espaços de trabalho
De uma hora para a outra as fronteiras que existiam entre trabalho e vida pessoal foram quebradas. No formato remoto, os consumidores estão em busca de alternativas para definir o início e o fim da jornada de trabalho com o objetivo de reequilibrar a vida pessoal e a profissional. E as empresas precisam apoiá-los nesse sentido.
Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/