- Ativistas: são os principais defensores de causas sociais no Twitter;
- Nerds/Geeks: são fãs da cultura nerd. Comentam animes, séries, filmes e games;
- Fãs de Futebol: comentam sobre os jogos, transações, craques e outros temas que envolvem o cenário nacional e internacional do esporte;
- K-poppers: estão por dentro de tudo relacionado aos seus ídolos;
- Fãs de astrologia: sol, ascendente, lua e mapa astral – a vida e o futuro são as conversas favoritas desse grupo no Twitter;
- eSports: fãs mega engajados em repercutir e falar sobre o cenário competitivo dos jogos que gostam;
Como a Gen Z se comporta no Twitter?
A pesquisa do Twitter Brasil também se aprofundou nos comportamentos dos jovens de 15 a 24 anos na plataforma. A maioria deles, 67%, dizem que estão no Twitter para saber o que está acontecendo no mundo, enquanto 45% buscam conteúdo engraçado ou de entretenimento e 29% para encontrar conteúdo sobre produtos e marcas. Compartilhar fotos ou vídeos (25%) e falar com amigos e familiares (20%) vem na sequência.
“O Twitter é aberto, muito diverso, com pessoas que possuem as mais diferentes experiências e visões. Naturalmente, acaba sendo o lugar ideal para encontrar tópicos sobre diferentes assuntos de forma atualizada e rápida. Para a Geração Z, que já nasceu digital, é muito mais intuitiva e natural essa busca”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter Brasil.
Segundo o Twitter, ao comparar com as demais gerações na hora de Tweetar, a Geração Z se expressa mais por meio de conteúdos visuais, usando: 2.9x mais imagens, 2.4x mais vídeos e 1.7x mais gifs do que as demais pessoas. Dos seus Tweets, 34% são Retweets, 30% são únicos (originais) e 27% dos Tweets são Replies.
Fonte: Portal Popline