[Internacional]
De volta ao básico, seja autêntico, Tween Takeover, Macro to Micro e estilo de vida da cultura pop são as maiores tendências do ano
As maiores tendências deste ano em brinquedos, brincadeiras e entretenimento infantil encontram um equilíbrio entre voltar ao jogo clássico e se inclinar para novas plataformas, tecnologias e hábitos de consumo do consumidor para impulsionar a inovação em todo o espaço do brinquedo. Novos dados para apoiar a tendência “kidult” também provaram que brincar não é apenas para crianças e, este ano, há novos dados demográficos de consumidores nos quais os fabricantes de brinquedos se concentrarão para oportunidades de crescimento. Essas e outras tendências de brinquedos para 2023 foram anunciadas hoje pela The Toy Association durante o The Play Date, seu evento de mídia exclusivo do primeiro trimestre realizado em parceria com a Adventure Media & Events na cidade de Nova York. Uma versão detalhada do briefing, com mais exemplos e insights de produtos, já está disponível online.
“Uma lição importante que une todas as últimas tendências de brinquedos e brincadeiras, é: entender o que o consumidor quer é mais importante do que nunca”, disse Adrienne Appell, vice-presidente executiva de comunicações de marketing da The Toy Association. “Em parte devido ao clima econômico atual, os compradores de hoje estão controlando os gastos. Sim, eles estão economizando, mas também estão sendo inteligentes sobre o que investem. Essas tendências de brinquedos ressaltam a capacidade da indústria de responder habilmente a esse cenário em constante evolução, moldado pela maneira como os amantes de brinquedos de todas as idades passam seu tempo de lazer – dentro e fora das telas – e seu dinheiro.
A equipe de observadores de tendências da Toy Association se reuniu com centenas de empresas globais de brinquedos nos últimos meses para acompanhar os últimos desenvolvimentos em jogos e entretenimento juvenil, bem como observar tendências em tecnologia, moda, casa, mídia social e outros setores. Prevê-se que os insights que eles coletaram impulsionem as vendas de brinquedos até a temporada de festas de 2023.
Segue um resumo das principais tendências:
- BACK TO BASICS
Setenta e nove por cento dos pais americanos veem a brincadeira como uma forma importante de autocuidado. E enquanto 77% dos pais usaram brinquedos durante a pandemia para ajudar seus filhos no aprendizado socioemocional, a maioria ainda o faz hoje (92%). O autocuidado pode parecer diferente para cada pessoa, desde experimentar um novo esporte, fazer a tábua de frios perfeita, até meditar. Na área dos brinquedos, este conceito está a tomar forma através de uma gama de produtos que incutem hábitos saudáveis – desde a atenção plena e bons hábitos de sono até o aumento da consciência socioemocional através de brincadeiras estimulantes – bem como brinquedos que apresentam às crianças novos passatempos e ajudam as famílias a encontrar alegria através do jogo clássico.
- TWEEN TAKEOVER
Agora existem dados suficientes sobre o consumidor “kidult” para saber que brincar não é apenas para crianças; O NPD Group informou recentemente que kidults (a partir de 12 anos) são atualmente o maior impulsionador do crescimento na indústria de brinquedos. Embora os adultos tenham começado a brincar para desestressar e incorporar mais diversão em suas vidas diárias desde o início da pandemia, este ano esperamos ver um aumento no número de compradores de brinquedos para pré-adolescentes e adolescentes. Graças à mídia social, esse grupo demográfico vê um fator interessante em colecionar, personalizar e exibir brinquedos em plataformas sociais. A indústria de brinquedos responderá a essa demanda com mais brinquedos que atendam ao público pré-adolescente e além, incluindo brinquedos inquietos/sensoriais, colecionáveis, artes e artesanato e brinquedos tecnológicos.
- BE AUTHENTIC
Os compradores de hoje são experientes e a autenticidade é mais importante do que nunca para esses consumidores conscientes. No espaço de brinquedos, os compradores estarão atentos a brinquedos que ofereçam valor de jogo profundo, ao mesmo tempo em que apoiam empresas que estão realizando mudanças positivas no mundo. Em 2023, espere ver brinquedos que incorporem várias formas de brincar para consumidores de todas as idades, inclusive idosos; novos aprimoramentos tecnológicos que reforçam a diversão e o aprendizado; e brinquedos que não apenas ensinam responsabilidade social, diversidade e sustentabilidade, mas são feitos por empresas que praticam isso nos bastidores. As empresas estabelecerão ou expandirão parcerias com especialistas verificados em áreas relacionadas à educação, diversidade e sustentabilidade, à medida que a indústria de brinquedos se esforça para “ser autêntica” e entregar o que realmente importa para as famílias.
- MACRO TO MICRO
Desde pelúcias gigantes e versões superdimensionadas de jogos clássicos que têm um fator de novidade, até projetos de artesanato minúsculos e colecionáveis e conjuntos funcionais de tamanho micro, a tendência Macro a Micro deste ano é impulsionada principalmente pelas mídias sociais, onde brinquedos únicos e peculiares têm o potencial para se tornar viral e aumentar a demanda do consumidor. Embora a novidade e o compartilhamento online sejam uma vantagem, esses brinquedos também são procurados por seus elementos de jogo distintos – incluindo colecionabilidade, novas mecânicas de jogo e detalhes altamente estilizados.
- POP CULTURE LIFESTYLE
Com mais pontos de contato para marcas e conteúdo do que nunca, os fandoms de muitos compradores evoluíram para estilos de vida. Em 2023, espere ver essa ideia acontecer com mais fabricantes de brinquedos explorando uma gama mais ampla de fandoms e alcançando verticais para suas marcas. Desde tocar em temas de jogos e anime, até alavancar tendências estéticas “centrais” nas mídias sociais, até atingir uma nota nostálgica com relançamentos de décadas passadas, como os anos 90 e “Y2K”, essa é uma tendência que envolverá vários públicos, desde kidults nostálgicos com bolsos mais profundos para crianças mais novas se envolvendo com seus personagens favoritos e programas por meio de canais de streaming, mundos digitais e produtos físicos. Para proprietários de marcas, o foco em diferentes bases de fãs oferece novas oportunidades para expandir seus fluxos de receita.
- ATUALIZAÇÃO DE ENTRETENIMENTO 2023
Com brinquedos e jogos licenciados respondendo por 31% das vendas totais de brinquedos (The NPD Group), a The Toy Association continua acompanhando os lançamentos de filmes e TV/streaming altamente esperados que terão impacto no mercado de brinquedos. Este ano, os estúdios capitalizarão em brinquedos perenes e marcas de entretenimento infantil com novas abordagens atualizadas para o cinema (Barbie, Teenage Mutant Ninja Turtles, Super Mario Bros. e mais), bem como sequências, trilogias e spin- offs de favoritos dos fãs (Indiana Jones, Guardiões da Galáxia, Homem-Aranha, etc.). Nos corredores de brinquedos, isso se traduzirá em novos brinquedos e oportunidades de inovação nas prateleiras em 2023. Serviços de streaming, mundos digitais e jogos também continuarão a convidar os fabricantes de brinquedos a trazer as propriedades mais populares de hoje para os corredores de brinquedos.