Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 25 anos no Brasil

Publicada em 2000, a saga do bruxinho vendeu mais de 600 milhões de exemplares no mundo e foi um marco no mercado editorial infantojuvenil

Em 7 de abril de 2000, a editora Rocco colocava no mercado brasileiro as primeiras cópias de Harry Potter e a Pedra Filosofal, da autora britânica J.K. Rowling. O sucesso dos livros no exterior, lançados em 1997, anunciava uma revolução no mercado editorial, que iniciaria uma nova era para as publicações infantojuvenis. Vinte e cinco anos depois, a trajetória do bruxo no Brasil coloca o país como um dos maiores mercados da saga. Cerca de 30 livros de Harry Potter foram vendidos por hora no Brasil em 2024. Além disso, Harry Potter é o terceiro livro mais vendido do mundo, traduzido para mais de 85 idiomas diferentes e transformado em oito filmes de enorme sucesso.

Ao completar 50 anos de trajetória, também em abril, a Rocco lança dia 30, uma edição comemorativa de Harry Potter e a pedra filosofal, réplica da primeira edição inglesa de 1997. O volume em capa dura, com sobrecapa, terá tiragem limitada e traz desenhos originais do arquivo pessoal de J.K. Rowling, além de conteúdos extras, como o texto assinado pelo ilustrador Thomas Taylor, contando como foi a sua experiência de criar os traços da icônica capa. Nos dias 26 e 27 de abril, a Rocco promoverá eventos comemorativos aos 25 anos, com venda antecipada da edição especial em várias cidades, priorizando lojas que estavam abertas no ano 2000, como a Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em São Paulo, e a Leitura do BH Shopping, em Belo Horizonte.

Harry Potter foi responsável pela formação de uma nova geração de leitores, o que representou um divisor de águas para o mercado editorial infantojuvenil. Após o sucesso do bruxo, as atenções se voltaram para os jovens leitores em potencial e o mundo fantástico de Harry Potter despertou em crianças e adolescentes o interesse pela leitura, transformando a faixa etária em consumidores vorazes de livros. J.K. Rowling conta que foi rejeitada por diversas editoras, que diziam ser um livro muito longo para o público jovem. Os números provam o contrário: a primeira tiragem nos Estados Unidos, de aproximadamente 3 mil exemplares, esgotou-se em quatro dias.

 

A Rocco comprou os direitos de Harry Potter quando a história fazia sucesso apenas no Reino Unido e apostou no bruxo para incrementar o catálogo infantojuvenil. Com a publicação do segundo volume da série, na Inglaterra, o livro começou a atingir públicos mais amplos e entrou no mercado de adultos também.

“Quando conheci o agente Christopher Little perguntei se ele tinha alguma coisa juvenil, pois queria melhorar nosso catálogo. Ele me contou de Harry Potter, que estava indo bem na Inglaterra. Pedi para avaliarem e me disseram que era bom. Me bateu um instinto e resolvi telefonar para o agente, começamos a negociar e chegamos a um acordo. O livro estourou no exterior e corri com a tradução para lançar no Brasil”, lembra Paulo Rocco. “J.K. Rowling quebrou o paradigma de que jovem não lê e o mundo todo tem essa dívida com ela. Existe o antes e o depois de Harry Potter. Todos os dias nascem crianças e, mais cedo ou mais tarde, elas vão se deparar com a história mágica do bruxo e devorar os livros”.

Entre os desafios da publicação no Brasil, estava a tradução. Diversas palavras e termos que não existiam em Português foram criados pela tradutora Lia Wyler e o processo de traduzir os livros originou um glossário com 2.145 nomes de feitiços, personagens, lugares, objetos, títulos de livros, ingredientes de poções, entre outros termos que orientaram a tradução dos livros seguintes. Esse vocabulário em Português foi base para legendar e dublar os filmes no Brasil, uma vez que o público já estava familiarizado com a linguagem dos livros.

Ainda neste ano comemorativo, a Rocco vai lançar dois livros de colorir de Harry Potter, com ilustrações inspiradas nos bonecos do universo Funk Pop!. O primeiro, Livro de colorir oficial Funko Pop! dos filmes Harry Potter, acaba de chegar às lojas. Já o segundo, ainda sem título em português, está programado para junho. Ainda estão programados mais um lançamento da coleção ilustrada Pocket Potters, dedicada a personagens da série, um livro com receitas de confeitaria baseado nos filmes e a edição ilustrada interativa de Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui