A Coca-Cola está convidando os fãs para aproveitarem as ferramentas de Inteligência Artificial para criar novos designs em torno de algumas de suas imagens mais famosas, incluindo o clássico contorno da garrafa, ursos polares bebendo refrigerante e até o próprio Papai Noel.
Um novo site da Coca-Cola permite que visitantes de 17 países, incluindo os EUA, selecionem imagens da Coca-Cola e forneçam instruções para trabalhos artísticos e ideias de cópias – como robôs brindando com garrafas de Coca-Cola ou um poema sobre beber refrigerante em um dia quente de verão – às versões mais recentes dos sistemas DALL-E e GPT da OpenAI, que geram imagens e texto, respectivamente.
“Estamos muito animados para ver o que eles trazem para a mesa”, diz Manolo Arroyo, diretor de marketing global da The Coca-Cola Company. “É um primeiro experimento para ver quais são os limites de como a tecnologia funciona.”
Depois que os usuários (que devem ter pelo menos 18 anos de idade) ajustarem as imagens e qualquer texto com ferramentas de edição no local, eles podem optar por inscrever seu trabalho em um concurso em que as melhores imagens serão escolhidas para exibição nos outdoors da Coca-Cola na Times Square de Nova York e no Piccadilly Circus de Londres. Os 30 melhores artistas de IA também serão convidados a participar do que a Coca-Cola está chamando de Real Magic Creative Academy em Atlanta neste verão, recebendo uma viagem para se encontrar com os designers da Coca-Cola. O site e o concurso vão até o final de março.
Os participantes deterão os direitos de seus próprios componentes dos designs, enquanto a Coca-Cola manterá naturalmente seus direitos sobre as imagens existentes, diz Arroyo.
Embora a Coca-Cola tenha colaborado com artistas ao longo de sua longa história – e tenha seus designs apresentados em obras de artistas como Andy Warhol – esta é a primeira vez que convida os fãs em geral a criar suas próprias interpretações de suas imagens. Faz parte de um esforço maior da gigante dos refrigerantes para experimentar a IA, à medida que empresas e experimentadores de todos os tipos correm para integrar a tecnologia em tudo, desde mecanismos de busca a desfiles de moda. Além do concurso, a Coca-Cola está se unindo aos artistas de IA Emma Sofija, Ean Hwa Huag e à equipe de Chris Branch e Paul Parsons, que usaram as ferramentas da OpenAI para criar seus próprios projetos em torno dos ativos da Coca-Cola como parte da campanha.
“É um campo muito, muito novo para nós e para a maioria das empresas”, diz Arroyo.
Internamente, a empresa também está experimentando o uso de ferramentas de IA para explorar novas ideias inovadoras e projetar material de marketing baseado em dados, diz Arroyo. Por exemplo, a empresa está usando IA e postagens de mídia social para prever tendências futuras de bebidas em mercados em desenvolvimento, como, digamos, quais regiões preferem café ou chá e quais preferem diferentes sabores de refrigerante da Coca-Cola, diz Arroyo.
A IA também pode potencialmente desempenhar um papel na elaboração de material de marketing exibido nos cerca de 30 milhões de pontos de venda onde os produtos da Coca-Cola são vendidos em todo o mundo, diz ele, ajudando a empresa a analisar estatisticamente fatores como onde colocar o texto, como as pessoas devem ser representadas e se elas devem ser mostradas bebendo bebidas ativamente.
“Estamos em um período de tentar coisas novas”, diz ele.