Dia das Crianças impulsiona crescimento da indústria de brinquedos em outubro

Data aqueceu as vendas do setor, que registrou crescimento de mais de 8%

Na lista de datas mais importantes para o varejo brasileiro, o Dia das Crianças movimenta o comércio desde 1924, sendo atualmente um impulsionador para a indústria de brinquedos.

 

Com pelo menos 53 milhões de crianças no Brasil – de acordo com estimativa do IBGE – que se diferem por condições naturais e sociais, as marcas oferecem possibilidades de brinquedos que variam entre educativos, esportivos, lúdicos, externos, entre outras categorias. Em cada uma delas destacam-se produtos que despertam o interesse dos pequenos e até mesmo dos adultos responsáveis pelas compras dos presentes, que mesmo em vésperas da data passam por ajustes promocionais, como forma de atrair consumidores de última hora.

 

“Temos um comportamento social no Brasil de comprar presentes prestes às datas comemorativas, e no Dia das Crianças não é diferente. E quem nos conta isso é a indústria de brinquedos, que registrou um crescimento de 8.3% nas duas primeiras de outubro, em relação ao mesmo período de 2021”, conta Ana Claudia Weber, Diretora de Client Development do The NPD Group, empresa de inteligência de mercado.

 

Ainda de acordo com o estudo realizado pela empresa, o crescimento acelerado deste ano, comentado por Ana, ocorreu tanto no canal de lojas especializadas, quanto no de lojas generalistas, que vendem diferentes categorias, entre elas a de brinquedos.

 

Com a tendência de compras online se consolidando cada vez mais no país, o canal digital foi um dos principais propulsores desse avanço nas vendas, apresentando um crescimento de duplo-dígito em brinquedos nas duas semanas que antecederam o Dia das Crianças, se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Em 2022, ano de Copa do Mundo, para além dos brinquedos tradicionais, as figurinhas do álbum da copa também contribuíram de forma expressiva para o desempenho das vendas. “Essa categoria de brinquedos tem uma característica sazonal que movimenta positivamente as vendas e torna o ato de presentear ainda mais democrático graças a sua relação custo-benefício”, reflete Ana.

 

Os destaques de campanhas e vendas ficam entre os brinquedos “Externos & Esportivos”, que incluem entre outros, brinquedos como triciclos, lançadores, carrinhos com ou sem pedal, “Bonecas”  e “Blocos de Montar”, como o Lego, por exemplo. O aporte para crescimento favorável do mercado foi sublinhado pela categoria de bonecas, sobretudo as que trazem acessórios combinados com a boneca para brincar.

 

O The NPD Group mostra, de acordo com estudo sazonal de 2022 para a data, que os 5 produtos mais vendidos no mercado de brinquedos nas duas primeiras semanas de outubro foram:

Top Produtos Categoria
Blister Cartela C/ 10 Envelopes de Figurinhas da Copa Do Mundo Qatar 2022 Outros
Carrinhos Hot Wheels Básicos Sortidos 1:64 Veículos
Barbie Fashion Doll Boneca
Carrinhos Hot Wheels c/ 5 Carrinhos Sortidos Veículos
Boneco Homem Aranha 9.5″ Figura de Ação

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui