O novo título de How to Train Your Dragon da Universal foi programado para ser lançado em março de 2025, com o elenco supostamente já em andamento.
A Universal Pictures começou a trabalhar em um filme live-action de Como Treinar o Seu Dragão, com Dean DeBlois, o cineasta por trás da trilogia animada original, retornando como roteirista, diretor e produtor.
O processo de desenvolvimento já iniciou e a Universal está planejando o lançamento para 14 de março de 2025. O novo filme será adaptado da trilogia de filmes da DreamWorks Animation lançada nos anos 2010. O primeiro filme ganhou indicações ao Oscar de melhor filme de animação e melhor trilha sonora, enquanto o segundo e o terceiro receberam indicações de melhor filme de animação. A trilogia foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 1,6 bilhão, e a franquia gerou séries de televisão que foram ao ar no Cartoon Network, Netflix e Hulu.
Baseado nos livros de Cressida Cowell, How to Train Your Dragon foca na amizade especial entre Soluço, um jovem viking, e Banguela, um dragão ferido que o menino cuida de sua saúde. Os filmes seguiram a busca de Soluço e Banguela para combater o preconceito da humanidade contra os dragões e, como os protagonistas foram crescendo junto com a história, foi um verdadeiro conto de “maioridade”.
Tendo escrito e dirigido o primeiro filme com Chris Sanders, Dean DeBlois assumiu o comando exclusivo das sequências de 2014 e 2019, e agora fará sua estreia em live-action com o longa.
A Universal segue os passos da Disney, cujas adaptações live-action de seus clássicos animados se tornaram uma parte significativa de sua agenda, com reações mistas do público. Alguns comentaristas veem a mudança como uma aposta da parte da Universal; embora uma interpretação bem-sucedida da amada franquia possa inspirar futuras produções de outros filmes da DreamWorks Animation no reino de ação ao vivo, uma versão mal recebida pode danificar uma franquia clássica. No entanto, esta é a primeira vez que um remake live-action está sendo feito pelo mesmo criador dos filmes de animação.
A trilogia da animação viu uma série de parceiros de brinquedos lançarem produtos no mercado, com variedades de Spin Master, Posh Paws e Playmobil entre os que tiveram sucesso.