Funko e licensing: parceria de sucesso infinita

Por Paulo Freitas

A Funko Inc. é uma empresa americana que possui uma vasta linha licenciada de itens colecionáveis com base na cultura pop e no reconhecimento global de marca.

O Funko Pop, boneco de vinil   com cerca de 10 cm de altura, facilmente identificável por sua cabeça grande, tornou-se o maior sucesso da companhia e é referência em merchandising e entretenimento para personagens, artistas e celebridades. O principal fator para todo esse sucesso da marca Funko deve-se, principalmente, ao fato de ela utilizar o licenciamento como base para o desenvolvimento de sua linha de produtos.

A Funko possui mais de 1.100 contratos de licenciamento com diferentes licenciadores, como Disney, Marvel, Star Wars, Warner Bros. Nickelodeon, NBC Universal, Harry Potter, Pokemon, Sanrio/Hello Kitty, MTV, ligas Basketball, Football e Sports, celebridades
e artistas diversos, para citar alguns dos contratos de licenciamento. Os itens de produtos colecionáveis da Funko são “quase infinitos” para suprir uma demanda que também parece não ter fim.

A Funko foi fundada inicialmente em 1998 por Mike Becker, um estadunidense que queria produzir um mascote em vinil da rede de fast-food Bob’s Burger, chamado de Big Boy. A empresa foi vendida em 2005, quando passou a incorporar novos contratos de licenciamento para os produtos, que na época se limitavam aos bonecos de vinil que balançavam a cabeça, chamados “bobblehead”. Austin Powers e Tony the Tiger foram dois licenciamentos de sucesso nessa fase inicial e somente em 2011 é que foi apresentada
ao mercado de varejo a linha no formato atual chamada de “Pop Vinyl”.

Boneco Disney Funko Pop Pinocchio & Jiminy Cricket

Com o crescente sucesso e a expansão da linha Pop, gerado principalmente pelo licenciamento, em 2013 a Funko foi adquirida por um grupo de investimentos chamado ACON Investments. Mesmo tendo escritórios e estúdios de arte em diversos países, a sede da Funko continua em Washington, nos Estados Unidos.

As principais linhas de produtos da Funko são:

  • Figuras Pop em vinil: esta é a linha mais famosa, com inúmeras versões e variações como: Pop Icons, Pop Movies, Pop Heroes, Pop Albums, Pop Television, Pop Animation, Pop Rocks, Pop Deluxe, Pop Pin, Pop 8-Bit, Pop Pocket, Pop Bitty, Pop keychain, Pop Rides, além de linhas de tiragem limitada Collector Box.
  • Chaveiros de personagens (Pocket Pop)
  • Jogos de tabuleiro e de estratégia (Funko Games)
  • Acessórios de moda e gifts são outras linhas de grande volume em vendas.

O QUE FAZ A FUNKO SE TORNAR UMA MARCA DE SUCESSO GLOBAL E REFERÊNCIA NA CATEGORIA DE POP CULTURE FIGURE TOYS É UTILIZAR UM MODELO DE NEGÓCIOS COM ESTRATÉGIA BASEADA PRIORITARIAMENTE:

-️ Parcerias de sucesso com empresas de licensing
-️️ Rápida capacidade de criação e entrega: a Funko consegue preparar o design inicial em 24 horas e ter o produto final desenvolvido e entregue na prateleira em no máximo 70 dias de prazo
-️️ Parceria com grandes redes de varejo como Target, Walmart e Game Stop, lançando linhas limitadas e exclusivas de produtos para esses parceiros retail exclusive
-️️ Público-alvo amplo composto por crianças, jovens e adultos de várias classes sociais
-️️ Conceito de produto com diferencial competitivo e grande reconhecimento de marca na sua categoria de produtos: Funko, um ícone da cultura pop

✏️ PAULO FREITAS é formado em Comunicação Social pela ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing, possui vivência profissional em empresas de comunicação, lazer e licensing. Atuou por 10 anos consecutivos como gerente de categorias em licensing, adquirindo vasta experiência no setor e em lançamentos de novos produtos. Atualmente reside na Flórida-EUA, onde dedica-se à consultoria especializada de novas marcas e novos negócios, paralelamente a projetos editoriais independentes.

Como colaborador da revista Licensing Brasil, visa contribuir com a divulgação de produtos, tendências e novidades do mercado de consumo americano. Para falar com o nosso colunista escreva para: freitaslp@yahoo.com.br

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui