Fabricantes de brinquedos do Japão buscam novo mercado de consumidores mais crescidinhos por causa da baixa taxa de nascimento de bebês no país, assunto que preocupa o governo
As mulheres com idade entre 20 e 30 anos são o novo alvo da indústria de brinquedos no Japão.
As empresas buscam novos mercados para enfrentar a queda nas vendas decorrentes do baixo índice de natalidade do País.
A indústria japonesa de brinquedos deixou de faturar cerca de US$ 1,5 bilhão entre 2007 e 2012, segundo estatísticas do instituto japonês de investigações.
Por causa disso, as empresas estão buscando novos segmentos de mercado com os quais possam cobrir o vazio deixado pelos tradicionais consumidores do setor: as crianças.
Hello Kitty faz 40 anos. A empresa Bandai vai lançar no ano que vem o seu primeiro brinquedo do mundialmente conhecido personagem Hello Kitty destinado às mulheres com idade de 20 a 30 anos. O lançamento coincide com o aniversário de 40 anos do personagem.
Hello Kitty é parte de uma linha de produtos denominada ‘Chogokin’, inspirada em um mítico personagem chamado Mazinger Z. O novo brinquedo do popular gatinho japonês pode mover os punhos, andar sobre rodas, voar e flutuar na água.
“Este será o início de uma nova linha de produtos centrada nas mulheres”, afirmou o presidente da Bandai, Kazunori Ueno, que espera um aumento na demanda dos brinquedos, segundo declarações dele ao jornal Asahi.
A taxa de natalidade do Japão é de 1,41 criança por mulher, uma das mais baixas do mundo. Esta é uma tendência que o governo japonês vem tentando reverter sem êxito nos últimos anos.
Além da Bandai, outras empresa de brinquedos como a Tomy estudam mudar os brinquedos de forma a atrair o público feminino adulto, quem sabe até as ‘balzaquianas’ (mulheres acima dos 30 anos.
Gatinho Hello Kitty faz 40 anos e terá boneca lançada para mulheres de 20 a 30 anos de idade
Rika-Chan. No caso da Tomy, a aposta é uma boneca de ‘Rika-chan’, personagem principal de uma série transmitida pela rede de televisão estatal NHK.
A empresa produzirá também um bicho de pelúcia do ursinho Rilakkuma, muito popular como adorno de carteiras e bolsas das japonesas em idade de trabalhar.
A venda de brinquedos para o mercado adulto gira cerca de US$ 825 milhões por ano, mas as empresas estão otimistas com a possibilidade de impulsionar este mercado.
“Estes personagens são muito conhecidos, por isso acreditamos que haja um segmento de mercado para adultos”, disse um representante da Tomy.
Fonte: Estadão – Economia & Negócios – 11/12/2013.