Lançamentos de filmes impulsionam vendas de brinquedos no primeiro semestre de 2023

Dados da Circana apontam que a Barbie foi a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos em julho no Brasil

As estreias nos cinemas brasileiros refletiram diretamente nas vendas de brinquedos no primeiro semestre de 2023. Segundo a Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, somando algumas das principais licenças de filmes que foram lançados nos cinemas no primeiro semestre, o mercado apresentou uma venda incremental de R$ 12 milhões neste período.

Entre os meses de janeiro e julho, os filmes lançados no cinema no primeiro semestre apoiaram o crescimento de produtos licenciados, sendo que as categorias que mais impulsionaram o crescimento foram Figuras de Ação, Jogos & Quebra-Cabeças, Veículos e Bonecas. As licenças que mais se destacaram foram Super Mario Brothers, Transformers, The Flash, A Pequena Sereia, Velozes e Furiosos, Guardiões da Galáxia, Homem Formiga, Indiana Jones e Shazam!. Destas, o melhor resultado foi de Super Mario Brothers, que representou 42% do crescimento do mercado.

Lançado no dia 25 de maio, o filme A Pequena Sereia também aqueceu as vendas. Entre os dias 29 de maio e 11 de junho, as bonecas com tema de sereia cresceram 11% na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, as vendas somaram quase R$ 1 milhão no período. Somente em 2023 foram lançados 385 novos itens de bonecas com o mesmo assunto no mercado de brinquedos

Para Célia Bastos, diretora comercial da Circana, a influência das produções audiovisuais, como filmes e séries, no comportamento do consumidor deve continuar alavancando as vendas de brinquedos, “Grandes sucessos levam muitos fãs a comprarem tudo o que pode fazer referência às séries e filmes, ainda mais quando um brinquedo icônico se torna filme. Nesses casos, registramos não somente crescimento nas vendas como também lançamentos de novos brinquedos no mercado. Um grande sucesso, normalmente, se traduz em consumo e os números desse primeiro semestre refletiram esse comportamento no mercado brasileiro” afirma.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui