Evento gratuito comemora o Agosto Dourado e será realizado no dia 25, no Teatro Amil do Parque Dom Pedro Shopping
Encontro enfatiza a importância do aleitamento materno e aborda a volta ao trabalho após licença-maternidade
Em comemoração ao Agosto Dourado – mês escolhido para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, o Grupo Mães Amigas, uma rede materna com mais de 30 mil mães seguidoras nas redes sociais e a Lolly Baby, realizam a 1ª Roda de Amamentação de Campinas. O evento será realizado no dia 25 de agosto, no Teatro Amil do Parque Dom Pedro Shopping, das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas através do e-mail eventos@maesamigas.com.br.
A amamentação é uma das fases mais difíceis da maternidade, que exige dedicação, cuidado, persistência e carinho. Pensando nisso, as fundadoras do Mães Amigas, Michelle Occiuzzi e Polyana Pinheiro, em parceria com a Lolly Baby, decidiram promover um encontro para enfatizar a importância do aleitamento materno, proporcionando uma troca de experiências entre as mulheres. “Ouvir depoimentos de outras mães e receber informações de especialistas ajuda a tornar a fase da amamentação mais tranquila e minimiza seus desafios”, diz Michelle.
A Roda de Amamentação será dividida em três temas principais: a introdução à amamentação, os seis primeiros meses do bebê e a volta da mãe ao trabalho. Além das blogueiras, o evento contará com outros palestrantes, entre eles, Carolina Coppola, enfermeira obstetra graduada pela PUC-Campinas, pós-graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade São Camilo – SP, doula certificada pelo Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Nativa), educadora perinatal e consultora em aleitamento.
Outra palestrante é a enfermeira Luciane Fernandes, com bacharelado e licenciatura pela Unicamp, especialista na área de Intoxicação, mestra em Ciências pelo Centro de Investigação em Pediatria (Ciped)/Unicamp. A profissional também é doula e consultora em aleitamento materno certificada pela Ando (Associação Nacional de Doulas), cursa especialização em obstetrícia e tem participação ativa no Fórum pela Humanização do Parto e Nascimento em Campinas.
De acordo com a Supervisora de Marketing da Lolly Baby, empresa brasileira que desenvolve os mais variados produtos na área da puericultura, Mônica Gomes, apoiar ações como esta faz parte da missão da Lolly. “Através dos nossos produtos, acompanhamos as mamães e os bebês em várias fases do desenvolvimento e crescimento, por isso valorizamos iniciativas que prezam por estes momentos como a Roda de Amamentação”, afirma Mônica.
Volta ao Trabalho
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 43% dos trabalhadores brasileiros são mulheres, ou seja, quase metade da força de trabalho no país. Pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 34% das mães de bebês com menos de um ano que trabalham fora não amamentam mais. Já entre as mães que não trabalham fora, esse índice é menor, 19%.
De acordo com a legislação brasileira, a licença-maternidade pode durar até seis meses, mas para a maioria das trabalhadoras, é de quatro meses apenas. Muitas mulheres, ao voltarem ao trabalho, não conseguem continuar amamentando. Por este motivo, as especialistas não deixarão de trazer à tona este tópico tão importante durante a Roda de Amamentação.
Amamentação em público
Outro assunto que deve ser abordado no evento é a amamentação em público. O tema tem sido bastante discutido, após alguns casos de repreensão e constrangimento às mães que amamentaram em locais públicos.
Depois das polêmicas, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou a lei que determina multa de R$ 500 para os estabelecimentos da cidade que impedirem a amamentação em público. Segundo a lei, o aleitamento materno deve ser permitido no interior dos estabelecimentos, independentemente da existência de áreas específicas para tal.
Fonte: Thema – Thais Cruz – (19) 3232-4652.