A Nintendo Co. superou suas previsões anuais tendo o melhor trimestre desde 2008, quando lançou o console Switch. A empresa de jogos baseada em Kyoto relatou lucro operacional de 229,7 bilhões de ienes (US $ 2,2 bilhões), muito acima da média de 189,6 bilhões de ienes das estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg. A Nintendo espera agora vendas de Switches para o ano inteiro de 26,5 milhões de unidades, já tendo ultrapassado sua projeção anterior de 24 milhões. A empresa também aumentou sua previsão de lucro operacional em 24% devido ao aumento nas vendas causado pelo surto do coronavírus e pelo sucesso do jogo Animal Crossing: New Horizons. As ações subiram até 2,2% em Tóquio na terça-feira dia 26 de janeiro.
O switch portátil, que está para entrar em seu quinto ano no mercado, vendeu 11,6 milhões de unidades no período de férias, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. As vendas permaneceram fortes mesmo após o feriado e a Nintendo tem suprimentos suficientes para produção por enquanto, apesar da escassez no setor, disse o presidente Shuntaro Furukawa. Ele acrescentou que sua empresa não planeja anunciar um novo modelo de switch tão cedo, deixando a porta aberta para um novo hardware no final do ano.
Matthew Kanterman e Jitendra Waral, analistas da Bloomber Intelligence, afirmam que 2021 será difícil para a Nintendo se ela não lançar um Switch Pro ou um conjunto de jogos novos, como uma sequência de Zelda Breath of the Wild, já que 2020 foi um ano bom devido à demanda causada pela Covid-19. Agora é necessário novos lançamentos para continuar crescendo.
A Nintendo alimentou a popularidade do gadget com edições limitadas personalizadas, um Switch Lite mais barato e uma série de títulos de sucesso impulsionando as vendas de hardware. Sua previsão atualizada para o restante do ano ainda é considerada “muito baixa” por Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute, que projeta que a contagem anual da empresa ficará mais perto de 28 milhões de unidades Switch.
Em 2020, o Animal Crossing atendeu à necessidade de acalmar o escapismo durante os bloqueios e ajudou a aumentar as vendas de software em 43%, para 176,1 milhões nos nove meses encerrados em dezembro. As vendas digitais da empresa mais que dobraram no mesmo período e aumentaram de 28,6% para 40,9% de todas as vendas de software.
“O Switch deixou de ser um console para se tornar um produto de estilo de vida ‘feito sob medida’ para a Covid-19, com a Nintendo surfando nessa onda”, disse o analista da indústria de Tóquio, Serkan Toto.
As ações da Nintendo superaram os rivais do console Sony Corp. e Microsoft Corp. em 2020, já que o novo PlayStation 5 e o Xbox Series X enfrentaram problemas de produção e logística que limitaram sua disponibilidade. Em resposta a essas máquinas mais caras e poderosas, a Nintendo está planejando uma versão atualizada do Switch com a possível adição de saída 4K, informou a Bloomberg News, vinculado a uma lista de novos lançamentos de jogos ainda este ano. Esses planos ainda podem ser alterados por falta de fornecimento de componentes nas indústrias de eletrônicos e automotiva.
Os esforços para monetizar seus personagens fora das vendas de software e hardware sofreram um revés depois que a empresa adiou a estreia do Super Nintendo World, localizado dentro do parque temático Universal Studios Japan perto de Osaka, pela segunda vez devido à pandemia.
Fonte: Bloomberg