Irritação de pele é mais comum nos dois primeiros anos de vida da criança
Uma das maiores preocupações dos papais é o surgimento de assaduras no bebê. A reação inflamatória, que deixa a pele irritada, com vermelhidão, ardência e coceira, geralmente é causada pela umidade, facilitando a proliferação de micro-organismos.
O incômodo costuma aparecer nas coxas, bumbum e virilha da criança, locais que ficam em contato direto e prolongado com a fralda. Para evitar o desconforto, a troca do item deve ser feita assim que possível e com frequência, pois o toque da pele do bebê com secreções pode desencadear e piorar o problema, resultando em micose ou infecção bacteriana.
Para ajudar nos cuidados e prevenção de assaduras, a marca de cuidados infantis da CMPC Melhoramentos, Babysec, preparou algumas dicas. Confira:
– Troque a fralda sempre que estiver suja. Quanto antes for realizada a higienização, menor a possibilidade de ocorrerem assaduras
– Limpe bem a área dos órgãos genitais e deixe secar completamente antes de fechar a fralda
– Utilize pomadas à base de óxido de zinco, que formam uma barreira de proteção e diminui o atrito na pele.
– Sempre que possível deixe a pele da criança respirar
– Nos primeiros meses, ofereça ao bebê exclusivamente leite materno, o alimento diminui a acidez das secreções, prevenindo assaduras
– Visite o pediatra regularmente. Apenas um profissional poderá recomendar os melhores tratamentos
Fonte: Dezoito Comunicação – Pérola Rodrigues.