. 135 expositores – as mais relevantes marcas do universo Infantil
. 3.000 lojistas de todo pais
. R$ 100 milhões em Negócios gerados entre indústria e varejo
‘Ópera – Feira Internacional de Decoração e Moda materna, baby, kids e teen’ chegou a sua 28ª edição com desfiles, novidades e informação de qualidade, com ambiente propicio para apresentar ao varejo seus lançamentos. Nos três dias de feira, cerca de três mil lojistas de todo o país circularam pelos corredores para abastecer suas vitrines de novidades para o outono/ inverno 2019.
Em sua 28a edição, a principal feira de negócios do setor apresentou novos expositores e movimentou cerca de R$ 100 milhões em negócios envolvendo grandes grupos, pequenos produtores, lojistas individuais e redes de lojas Brasil afora.
Frederico De Cunto, diretor executivo da Feira Opera, aponta para o crescimento sustentável do setor e afirma sua crença no fortalecimento da economia. “Pela primeira vez abrimos uma feira com muita insegurança pela instabilidade econômica, pelas incertazes do mercado e a duvida sobre a visitação dos lojistas por conta das dificuldades atuais”. O fato é que o primeiro dia abriu com uma das maiores supresas dos últimos tempos: um movimento muito acima do esperado. Surpresa que se sucedeu no segundo dia com uma visitação intensa, que também fechou o terceiro e ultimo dia de feira. E assim como na edição passada (27a), tivemos uma visitação maior do que a esperada e um volume de negócios muito expressivo.
“Sem dúvida essa 28ª edição foi mais um importante degrau que subimos na escalada da historia da Feira Opera. Agora, além do reconhecimento de nossos clientes (expositores e lojistas), temos a percepção do mercado como um todo da nossa relevância para o segmento infantil de moda e decoração. Nos posicionamos e conquistamos o respeito de toda cadeia produtiva, sendo apontados como a mais relevante feira B2B de moda e decoração infantil da America Latina” , declara Frederico.
Há treze anos apostando fortemente no setor e aproximando os produtores (de grandes industrias aos pequenos artesãos) dos lojistas (de grandes redes de varejo ao pequeno lojista), a Feira Opera posiciona-se como principal evento B2B do setor, oferecendo o melhor e mais completo mix de produtos para lojistas de norte a sul do pais. Da mesma forma, contribui para que os produtores aumentem sua rede de distribuição e tenham presença em todo território nacional, chegando a países da America Latina.
O executivo conta que no dia a dia da organização da feira fica claro que as empresas estão se posicionando de forma mais organizada, estruturada e buscando profissionalização para que seus negócios sejam mais saudáveis. “A partir de agora, mais do que já acontecia, vamos ganhando projeção e sendo reconhecidos como importante parceiro para o varejo e indústria”, ressalta. A cada final de edição havia promessas de crescimento, mas também pairava muita duvida acerca do potencial do mercado e da relevância da feira. “Hoje temos a segurança de que as duvidas já foram eliminadas porquê quem duvidava da nossa competência viu a feira acontecendo e se certificou do potencial do nosso evento”, declara Frederico.
O diretor também destaca que neste contexto: “o que antes era visto como ponto fraco da nossa feira (a padronização dos estandes, a venda inteligente, a aproximação com os lojistas, além dos serviços prestados ao expositor) hoje são características percebidas como diferenciais. Promovemos negócios a baixo custo, assim como modernizamos a feira e as relações entre indústria e varejo sem honerar para o expositor, colocando a feira em outro patamar como promotora de negócios.”
O executivo explica que a consequência da organização é o aumento da eficiência, a redução de custos e a projeção de um crescimento muito maior e mais sustentável. As empresas, tanto os produtores quanto os lojistas, estão descobrindo que quanto mais gastos desnecessários são enxugados, maior a eficiência com consequente aumento da produtividade e qualidade.
Menos é Mais
A própria Feira Ópera é o melhor exemplo de que uma gestão enxuta garante negócios mais sólidos. “A crise nos ensinou que é preciso nos profissionalizar”, afirma De Cunto, com a experiência de quem organiza uma feira com duas edições anuais, numa empresa com apenas dois colaboradores, além dos dois sócios-diretores. Segundo ele, uma gestão sem desperdícios é o segredo do sucesso da feira, pois todos os custos desnecessários se transformam em investimentos que geram benefícios para nossos clientes (expositores e lojistas), pois eles encontram na Feira Ópera um espaço confortável, mas estritamente focado em promover negócios e gerar network entre quem produz e quem vende.
Entre os clientes da Feira Opera, existem expositores e lojistas que estão vivenciando um novo momento, já reestruturados e preparados para atender a demanda desse novo cliente, que busca preço justo, excelente qualidade e pontualidade na entrega.
28ª Ópera – Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil
Edição Outono/Inverno 2018 www.grupoopera.com.br
Fonte: Banco de Notícias – Comunicação e Resultados – Débora Carvalho e Debora Nogueira.