Twitter Brasil analisa Geração Z que utiliza a plataforma

O Twitter Brasil analisou as conversas de pessoas entre 15 e 24 anos na rede social no primeiro semestre de 2022 no país. Durante esse período, eles perceberam que 51% de todos os Tweets feitos no país foram realizados por pessoas da Geração Z. De acordo com o levantamento inédito do time de pesquisa da companhia, quase 39% dos jovens nessa faixa etária usam a plataforma e 67% são heavy users.
A Geração Z entra em todo o tipo de conversa, mas o tema favorito é entretenimento. Aí entra música, eSports, programas ao vivo de TV, filmes e séries e Trejeitos do Twitter (#novafotodeperfil, #faleitoleve e outros tópicos inerentes a plataforma). Os jovens são muito engajados com seus interesses, visto que mais de 70% dos Tweets relacionados à música, games e TV foram feitos por eles.
De acordo com a pesquisa, a Geração Z se agrupa em 6 comunidades no Twitter:

 

  • Ativistas: são os principais defensores de causas sociais no Twitter;
  • Nerds/Geeks: são fãs da cultura nerd. Comentam animes, séries, filmes e games;
  • Fãs de Futebol: comentam sobre os jogos, transações, craques e outros temas que envolvem o cenário nacional e internacional do esporte;
  • K-poppers: estão por dentro de tudo relacionado aos seus ídolos;
  • Fãs de astrologia: sol, ascendente, lua e mapa astral – a vida e o futuro são as conversas favoritas desse grupo no Twitter;
  • eSports: fãs mega engajados em repercutir e falar sobre o cenário competitivo dos jogos que gostam;

Como a Gen Z se comporta no Twitter?

A pesquisa do Twitter Brasil também se aprofundou nos comportamentos dos jovens de 15 a 24 anos na plataforma. A maioria deles, 67%, dizem que estão no Twitter para saber o que está acontecendo no mundo, enquanto 45% buscam conteúdo engraçado ou de entretenimento e 29% para encontrar conteúdo sobre produtos e marcas. Compartilhar fotos ou vídeos (25%) e falar com amigos e familiares (20%) vem na sequência.

“O Twitter é aberto, muito diverso, com pessoas que possuem as mais diferentes experiências e visões. Naturalmente, acaba sendo o lugar ideal para encontrar tópicos sobre diferentes assuntos de forma atualizada e rápida. Para a Geração Z, que já nasceu digital, é muito mais intuitiva e natural essa busca”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter Brasil.

Segundo o Twitter, ao comparar com as demais gerações na hora de Tweetar, a Geração Z se expressa mais por meio de conteúdos visuais, usando: 2.9x mais imagens, 2.4x mais vídeos e 1.7x mais gifs do que as demais pessoas. Dos seus Tweets, 34% são Retweets, 30% são únicos (originais) e 27% dos Tweets são Replies.

Fonte: Portal Popline

Foto: Marten Bjork/Unsplash

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui