Quais são as tendências em brinquedos?

[Internacional]
Por Licensing International

Após um ano em que as vendas de brinquedos registraram quedas de um dígito, havia esperança de uma recuperação em 2023 nas recentes feiras de brinquedos em Londres e Nuremberg.

Mas esse otimismo foi moderado por preocupações com a inflação contínua, que viu o preço médio de venda dos brinquedos no Reino Unido aumentar 3%, para £ 10,54 em 2022, de acordo com o The NPD Group.

E embora os custos logísticos tenham diminuído – o preço dos contêineres de 40 pés caiu recentemente para US$ 1.500, mais de 10 vezes o valor de um ano atrás – a queda nas compras do consumidor continua a pesar sobre o negócio de brinquedos, disseram executivos do setor. Espera-se que o preço dos contêineres suba no final do ano, mas permaneça na faixa de US$ 2.500 a US$ 3.000, disseram executivos do setor.

“Não esperamos um grande crescimento este ano [no Reino Unido] porque a economia ainda é incerta”, disse Melissa Symonds, diretora executiva de UK Toys no The NPD Group. “As pessoas ainda estarão preocupadas com os preços, mas ainda vão querer se distrair ou distrair seus filhos.”

Esse desejo de distrair potencialmente abriu as portas para novos negócios na London Toy Fair, onde varejistas importantes como Sainsbury, Argos, The Entertainer, Morrisons e Tesco compareceram, disseram executivos do setor. Também houve um interesse crescente de varejistas de brinquedos não tradicionais, como B&M, The Range e Home Bargains.

E embora houvesse demanda na feira do Reino Unido por propriedades perenes carregadas de nostalgia, como Vila Sésamo, Beatrix Potter, Paddington Bear e Wallace e Gromit – produtos licenciados representaram 31% das vendas do Reino Unido no ano passado, de acordo com o The NPD Group – havia aberturas para novas marcas também. E a demografia crescente também apresenta oportunidades, com os chamados kidults (de 12 anos ou mais) respondendo por 28% das vendas de brinquedos do Reino Unido nos últimos 12 meses, informou o The NPD Group.

A Jazwares destacou seus produtos de pelúcia Squishmallow em Londres, que dobraram como uma marca licenciada. A Vivid/Goliath fez parceria com a All3Media International para revelar um jogo de tabuleiro baseado no reality show da BBC, The Traitors, que estará disponível em setembro no Reino Unido e na Irlanda. A Funko, buscando lucrar com o boom dos minicolecionáveis, lançou Bitty Pops de uma polegada com Harry Potter, Disney e outras licenças que estarão disponíveis em quatro pacotes neste verão.

Muitas das tendências observadas em Nuremberg espelhavam as de Londres. A Hasbro se posicionou no evento alemão para promover o filme Transformers: Rise of the Beasts, que está programado para ser lançado em 9 de junho. A LEGO introduziu conjuntos de construção de capacetes para os personagens de Clone Wars, Capitão Rex e Clone Commander Cody, ao mesmo tempo em que destacou sua primeira minifigura em uma cadeira de rodas.

No entanto, em meio a esses novos lançamentos, há preocupações contínuas com o excesso de estoque, mais nos EUA do que no Reino Unido e na Europa, disseram executivos do setor.

Os varejistas do Reino Unido e da Europa diminuíram seus pedidos em meados de 2022 em meio a preocupações com a inflação e a guerra na Ucrânia, enquanto seus colegas nos EUA continuaram os pedidos no outono. Diante da necessidade de limpar o estoque, espera-se que as reduções de preços para os varejistas prevaleçam nos EUA durante o primeiro semestre de 2023, disse o CEO da Basic Fun, Jay Foreman. E embora as vendas nos EUA tenham sido fortes nos primeiros oito meses de 2022, elas caíram acentuadamente no importante quarto trimestre, deixando os varejistas sobrecarregados com estoques.

“O ano vai ser estável para baixo [em vendas] porque, independentemente do consumidor, está claro que os canais de distribuição estão cheios de estoque e isso precisa ser eliminado”, disse Foreman. “Todo mundo tem mercadoria demais, incluindo os maiores fabricantes e varejistas. Os varejistas têm influência para pressionar por remarcações e, com preços de valor, tudo diminui com o tempo. A questão é qual é a posição do fluxo de caixa da manufatura e quão desesperados eles estão para movimentar as mercadorias? Isso é difícil de dizer.”

Fonte: Licensing International

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